Curso Rede de Cidadania e Saúde começa nesta segunda-feira (3)

Publicada em 30/07/2015 às 13:03

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Escola de Governo e Gestão de Jundiaí, inicia na próxima segunda-feira (3), as primeiras dez turmas do curso Rede de Cidadania e Saúde, inédito na cidade. Qualquer pessoa interessada em se atualizar sobre o tema pode participar. As inscrições estão abertas, inclusive para as próximas turmas. Ao todo, são 16 horas/aulas, divididas em quatro dias. O curso é gratuito. A meta é formar até o fim do ano cerca de 1 mil pessoas.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí se prepara para a Semana do Bebê
Secretário pede ampliação do atendimento do Hospital Regional

Curso é voltado para qualquer pessoa interessada em se atualizar sobre o SUS

Curso é voltado para qualquer pessoa interessada em se atualizar sobre o SUS

A proposta do curso, além de passar informações sobre diversos temas do Sistema Único de Saúde (SUS), é discutir os problemas e propostas com os profissionais da saúde e a sociedade. As inscrições podem ser feitas pela internet, por meio do site da EGGMJ.

O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, destaca a importância da participação popular na discussão sobre o SUS em Jundiaí. “Sou um grande defensor do SUS e acredito no sistema. A proposta da atual gestão é construir o projeto de uma rede de saúde com gestão participativa”, frisou o secretário. “Estamos construindo um planejamento participativo, com foco na valorização e participação da comunidade. Isso não acontece sem a valorização da cidadania.”

Alinhado à essa proposta, o curso da Rede de Cidadania e Saúde é uma das estratégias para aproximar o poder público da população e dos trabalhadores. “Sem os conselheiros e sem a população não vamos conseguir construir essa política.”

Temas
O curso é dividido em quatro módulos. O primeiro tema é a participação e controle social do Sistema Único de Saúde. Serão abordados assuntos como o histórico, desenvolvimento, princípios e diretrizes, e os papéis e responsabilidades das três esferas de governo no SUS. Além da história, representação e atribuição dos conselhos de saúde.

No módulo 2, o tema será saúde e sociedade, com debate dos problemas de saúde da população negra, idosa, LGBT, mulheres, cigana e em situação de rua e as políticas públicas.

O módulo 3 vai abordar o tema gestão, com debate sobre o pacto pela saúde, redes de atenção à saúde, educação permanente e humanização nos serviços.

No último módulo, o tema será financiamento. Os participantes vão debater sobre planejamento em saúde, acompanhamento do plano municipal de saúde, blocos de financiamento e Lei Complementar 141/2012.

Mais informações pelo telefone 4583-1177.


Niza Souza
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/30/primeiras-turmas-do-curso-rede-de-cidadania-e-saude-comecam-na-segunda-3-2/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original