Prefeito participa da abertura da 4ª Semana Regional do Bebê

Publicada em 03/08/2015 às 16:42

Em uma cerimônia que reuniu diversas autoridades e profissionais da saúde, da educação e da assistência social, foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (3), na Câmara Municipal, a 4ª Semana Regional do Bebê, que faz parte do Programa Primeiríssima Infância, em parceria entre os municípios da região e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. O evento também marca a abertura da 1ª Semana do Bebê de Jundiaí.

O prefeito Pedro Bigardi, ao lado do presidente da Câmara, Marcelo Gastado, recebeu os convidados das cidades da região e do Governo do Estado. Os prefeitos José Roberto de Assis, de Campo Limpo Paulista, Juvenal Rossi, de Várzea Paulista, Ricardo Bocalon, de Itupeva, e João Fattori, de Itatiba, também prestigiaram o evento.

Pedro Bigardi destacou a importância da parceria entre os municípios da região e o governo estadual para a realização da Semana do Bebê, além do trabalho integrado entre as diversas secretarias que atuam na questão da infância, especialmente Saúde, Educação e Assistência Social. “Quando a gente consegue integrar essas políticas, quem ganha é a população, que conta com um atendimento melhor”, ressaltou.

LEIA TAMBÉM
Secretário pede ampliação do atendimento do Hospital Regional
Curso Rede de Cidadania e Saúde começa nesta segunda-feira (3)

Jundiaí recebeu a cerimônia de abertura do evento regional

Jundiaí recebeu a cerimônia de abertura do evento regional

Outro ponto importante do evento, lembrou o prefeito Pedro Bigardi, é o envolvimento da família. “As atividades descentralizadas, promovidas nos equipamentos públicos nos bairros, envolvem não só as crianças, mas toda a família. Esse é um resultado pouco mensurável, mas de extrema importância. É um programa que merece nossos aplausos”, pontuou.

O secretário de Saúde de Jundiaí, Luís Carlos Casarin, também frisou a diversidade de atividades que estão programadas na cidade, incluindo palestras sobre diversos assuntos relacionados à infância, oficinas, contação de história, música, teatro, e muito mais.

“O objetivo desse evento é mobilizar toda a comunidade sobre a importância do desenvolvimento infantil e difundir práticas que contribuam para isso”, resumiu Casarin, lembrando que todas as atividades são gratuitas e abertas para toda a população.

Programa
O diretor-presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Queiroz, participou da cerimônia e destacou que a Semana do Bebê virou lei em oito dos nove municípios da região. “O programa Primeríssima Infância foi premiado pelo Banco Internacional de Desenvolvimento. Isso mostra sua importância. Temos de valorizar e ampliar cada vez mais esse projeto.”

Queiroz também informou aos presentes que a Fundação, em parceria com o Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), está criando um índice da Primeira Infância do Estado de São Paulo. “O objetivo é saber como os municípios paulistas estão atuando pela primeira infância”, explicou.

Participaram ainda da cerimônia Nelson Yatsuda, representando o secretário estadual de Saúde, David Uip; Lígia Bestetti, articuladora da Primeiríssima Infância do Governo do Estado; Maria do Carmo Brandt de Carvalho, representando o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro; o deputado federal Miguel Haddad; o coronel Messias Mendes, comandante do 12º GAC; e o vereador Gerson Sartori.

Além das atividades nos bairros, nesta quarta-feira (5), às 19h, será realizada a mesa-redonda sobre “Os diferentes olhares no cuidado da Primeiríssima Infância”, no Teatro Polytheama. Participam do debate Eloy Harasawa, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, a professora Ana Maria Chiesa, da Escola de Enfermagem da USP, a consultora em Gestão Pública, Giany Aparecida Povoa, e Rosana Dutoit, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP.

Em 2014, o evento contou com mais de 70 atividades nos bairros de Jundiaí. Todos os centros de referência e assistência social (Cras), mais 24 Emebs (de 0 a 3 anos) e 28 unidades de saúde aderiram à programação.

Pedro Bigardi recebeu prefeitos da região

Pedro Bigardi recebeu prefeitos da região

Niza Souza
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/03/prefeito-participa-da-abertura-da-4a-semana-regional-do-bebe/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original