Prefeito prestigia transformação da Cobema

Publicada em 07/08/2015 às 17:38
Bigardi afirma que virão ainda mais melhorias

Prefeito afirma que virão ainda mais melhorias

A emoção e a alegria por um novo ambiente para os animais da Coordenadoria do Bem Estar Animal (Cobema) tomou conta na tarde desta sexta-feira (7). O prefeito e secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, inauguraram oficialmente a reestruturação do local.

CONFIRA AS FOTOS DA VISITA

A Prefeitura de Jundiaí promoveu avanços e elevou o orçamento de R$ 690 mil em 2012 para R$ 1,4 milhão em 2015. “Além da mudança física, proporcionando melhor atendimento aos animais, o ambiente ficou aconchegante para quem vem procurar um animal para adoção. Nosso governo está preocupado com a causa e vamos buscar ainda mais melhorias”, afirmou prefeito.

Na reestruturação física da sede atual, foram construídos dois canis coletivos, cobertura para animais idosos, espaço de socialização animal, novo cercado de área externa para acomodação, pinturas externa e interna e adequação de espaços administrativos e de recepção ao público. Além disso, o monitoramento ganhou um sistema com quatro câmeras de segurança.

A secretária agradeceu o apoio da equipe e do novo coordenador, Jonathann Franca Ribeiro, e destacou o grande avanço. “Finalmente a Cobema está preparada para atuar com políticas de bem-estar animal”, comemorou Daniela.

LEIA TAMBÉM
Cobema estimula adoção responsável no Estimacão
Jardim Botânico sobe no enquadramento de Ministério
Prefeito inaugura Parque do Jardim do Lago no sábado (8)

Somando às melhorias, para o atendimento de casos de baixa e média complexidade, foi adquirido um vet contêiner, como um projeto piloto de unidade de saúde animal. Também foram contratados exames veterinários como hemogramas, radiografias, perfis renal e hepático, ultrassom abdominal, ecocardiograma e outros. Entre os equipamentos adquiridos, estão balança eletrônica digital, mobiliário e ar-condicionado na clínica geral da unidade.

O vereador Leandro Palmarini, idealizador da ONG Bicho Legal, prestigiou a reestruturação e afirma que juntos o Executivo e Legislativo têm avançado muito na causa animal.

Cobema recebe novos canis e infraestrutura completa

Cobema recebe novos canis e infraestrutura completa

Também esteve presente o presidente do Sindicado dos Servidores Públicos de Jundiaí, Aparecido Luciani, que colaborou na nova Cobema com trabalho direto com os funcionários. Além da presença do ouvidor municipal, Eginaldo Honório.

Campanha Educativa
O Programa de Educação de Guarda e Posse Responsável será implementado neste semestre, voltado para o problema mais grave do setor de pets que é o abandono, e também maus tratos, aos animais domésticos.

Veterinários vão levar o projeto para as escolas do município. “O objetivo é fazer com que as crianças levem a informação aos pais de como cuidar dos animais e evitar o abandono”, explica o Jonathann.

Novo decreto
Em março de 2015, o decreto 25.639 (ver páginas 3 e 4) definiu procedimentos de triagem e cadastro para atendimento médico veterinário clínico e cirúrgico de cães e gatos na Cobema, indicando o foco para ONGs, protetores independentes e moradores de baixa renda ou incluídos em programas sociais.

A equipe também foi readequada para quatro veterinários (três deles novos) e mais dois estagiários. Os atendimentos externos sobre denúncias de maus tratos passaram a ser qualificadas com a presença de veterinário, além de fiscal e motorista, e uma parceria com a Vigilância Sanitária reforçou o controle de estabelecimentos particulares voltados ao setor.

Luiza Ronchi
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/07/prefeito-prestigia-transformacao-da-cobema/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original