Em visita, prefeito confere diversificação da Unidam

Publicada em 11/08/2015 às 17:04

O prefeito Pedro Bigardi visitou a Unidade de Desenvolvimento Municipal (Unidam) nesta terça-feira (11). Além de uma grande horta, o local conta com o cultivo de plantas ornamentais e arbóreas, cujas mudas são usadas em praças, jardins, calçadas e próprios públicos.

Bigardi passou por toda a estrutura da Unidade, que conta também com academia ao ar livre e pista de caminhada e é aberto à população diariamente, das 7h às 17h. “É uma área que passou por um processo de qualificação e agora tem um trabalho mais diversificado. A Unidam é muito importante para nosso bosques, praças e parques. Além disso, foi essencial para que o Jardim Botânico conseguisse a nova classificação, passando da categoria C para a B.”

LEIA TAMBÉM
População ‘abraça’ o novo Parque do Jardim do Lago

Projetos propõem mais vida no Centro Histórico de Jundiaí
Representantes do setor da construção conhecem o Geresol

Prefeito elogiou a estrutura do espaço

Prefeito elogiou a estrutura do espaço

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, lembrou a relevância da Unidam. “É um centro de reserva de mudas. Usamos tanto no paisagismo quanto no reflorestamento da cidade.”

A engenheira agrônoma e diretora do local, Ana Terezinha Maranha Peche, explicou que a Unidam é o antigo viveiro municipal e ainda prossegue com essa atividade. Segundo ela, são mais de 170 tipos de mudas e a horta conta com verduras como alface, almeirão, cenoura, brócolis, beterraba, couve, entre outros.

Além disso, há uma usina de compostagem no local, que transforma galhos de poda em substrato para as plantas.

Lembrou ainda que existe o programa Delícia de Reciclagem, no qual a população troca material reciclável por verduras plantadas na Unidam. O programa visita bairros do município como São Camilo e Vila Ana ao longo da semana.

A visita também foi acompanhada pela secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara e pelo chefe de Gabinete, Alan Carlos Piccolo.

Verduras da horta são usadas no programa Delícia de Reciclagem

Verduras da horta são usadas no programa Delícia de Reciclagem

Teste
O secretário Aguinaldo Leite aproveitou a oportunidade para mostrar ao prefeito a máquina City Ranger 2250, da empresa Nelfisk, que está sendo testada na cidade por meio da empresa Trail, que cuida da limpeza pública de Jundiaí.

O equipamento tem como conceito agilizar a limpeza e reduzir o trabalho manual. Além de ‘varredeira’, a máquina pode ganhar outros usos, como o de cortadeira de grama, por exemplo. A tecnologia é dinamarquesa. “Estamos buscando alternativas para otimizar o trabalho que hoje é feito na cidade”, comentou Aguinaldo

Luana Dias
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/11/em-visita-prefeito-confere-maior-diversificacao-da-unidam/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original