Prefeito participa de formatura do Projeto Formare na Siemens

Publicada em 11/08/2015 às 18:29

O prefeito Pedro Bigardi participou da formatura da terceira turma do Projeto Formare na Siemens nesta terça-feira (11). Vinte jovens receberam o diploma do curso de assistente de produção e montagem eletrônica. Desenvolvido pela Fundação Iochpe em parceria com a Siemens, o Projeto Formare oferece capacitação profissional para jovens de famílias de baixa renda.

Segundo Bigardi, o projeto é essencial para inclusão social e profissionais dos jovens. “Daqui 40 anos vocês vão olhar para trás e ver que esta talvez tenha sido uma grande oportunidade de vida. Aqui estão se abrindo uma oportunidade de trabalho, emprego, inclusão e perspectivas de vida”, disse o prefeito aos formandos.

LEIA TAMBÉM
Pais aprendem a transformar madeira em brinquedos

Conferência de Assistência Social faz balanço e aponta diretrizes
Prefeito participa da formatura de 470 alunos do CMEJA

Prefeito destacou a importância do projeto como forma de inclusão social e profissional

Prefeito destacou a importância do projeto como forma de inclusão social e profissional

Bigardi também destacou a importância da qualificação profissional e parabenizou a Siemens e a Fundação Iochpe pela iniciativa. “Jundiaí é uma cidade especial, tem comércio, indústria e agricultura fortes e um localização privilegiada, mas exige qualificação profissional para entrar neste disputado mercado de trabalho.”

Para o gerente de sustentabilidade e secretário executivo da Siemens Fundação Brasil, Henrique Paiva, a formatura dos aprendizes é motivo de celebração. “A consolidação do Formare e a dedicação dos alunos é o que nos motiva a prosseguir com este importante projeto que está em sua terceira turma e já formou 60 jovens.”

Pedro Bigardi e os formandos do Projeto Formare

Pedro Bigardi e os formandos do Projeto Formare

A estudante Micaela de Souza Oliveira, de 17 anos, uma das formandas, afirmou que participar do curso foi um grande aprendizado. “Foi o pontapé inicial da minha carreira profissional.”

Participaram da formatura representantes da Siemens, da Fundação Siemens, da Fundação Iochpe, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), da Secretaria Municipal de Educação e do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jundiaí.

O processo de seleção para a próxima turma, que se inicia em setembro, conta com a participação de 70 jovens vindos das unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) encaminhados pela Semads, que atua como parceira do Projeto Formare.

Projeto Formare
O projeto é um programa de aprendizagem profissional que desenvolve, através da ação voluntária, a potencialidade dos jovens de famílias de baixa renda. Idealizado em 1988 pela Fundação Iochpe, o Formare atua em parceria com empresas na implementação de cursos de educação profissional para jovens de baixa renda com idade entre 16 e 18 anos.

Os cursos proporcionam a oportunidade de formação inicial para o mercado de trabalho e têm a duração de aproximadamente um ano. As aulas são ministradas pelos próprios funcionários, mais conhecidos como Educadores Voluntários, nas instalações da empresa. Inaugurada em setembro de 2012, a Escola Formare Fundação Siemens funciona dentro do complexo industrial da Siemens em Jundiaí.

Viviane Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/11/prefeito-participa-de-formatura-do-projeto-formare-na-siemens/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original