Alunos da Emeb do Tulipas se mobilizam contra a pichação
Publicada em 12/08/2015 às 13:57Cansados de ver os muros dos bairros pichados, alunos e funcionários das escolas municipais Professora Marina de Almeida Rinaldi Carvalho e Professor Waldemir Savoy, no Jardim das Tulipas, junto com pais e a comunidade, arregaçaram as mangas e realizaram, nesta quarta-feira (12), um mutirão de pintura. A ação visou chamar a atenção e conscientizar para o problema.
Em menos de meia hora, o muro da Emeb Marina ganhou uma nova cara. A cor escolhida foi o branco para estimular a cultura de paz, trabalhada em projetos da unidade. “Ficamos seis anos com o muro branco até que picharam. A Secretaria de Educação poderia ser feito o trabalho, mas resolvemos mobilizar não só os alunos, mas o bairro todo. Os comerciantes aderiram e doaram tintas que estão disponíveis na escola para os moradores também pintarem os seus muros. Sabemos que somos uma gota no oceano, mas estamos conscientizando e fazendo a nossa parte”, explica a diretora da escola, Eva Florentino.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí se mobiliza para o ‘Município Verde e Azul’
Governo investe R$ 17 milhões em obras nas escolas
Escola expõe trabalhos de alunos e familiares na biblioteca
Professores participam de formação sobre cultura africana
Leonardo Henrique da Silva Teixeira, aluno do 5º ano, assim como os quase 600 alunos da unidade, não via a hora de pegar o pincel e dar a sua contribuição. “A minha casa também foi pichada. É muito feio, é um desrespeito. Gostei muito dessa ação e estou muito feliz.”
A dona de casa Ana Cristina Souza Santos também fez questão de deixar os afazeres para aderir à campanha contra pichação. “É uma questão preocupante, por isso, resolvi ajudar. É um grande exemplo que as escolas estão dando.”
Ação cidadã
A ação não se restringiu às Emebs. Durante toda a manhã, moradores, empresários e comerciantes pintaram muros de casas, empresas e condomínios localizados em diversos pontos do bairro. “É uma parceria importante que a escola fez com a comunidade. É uma ação cidadã que foi pensada para o bem comum e que serve de exemplo. Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado dessa mobilização”, acrescentou a diretora de Ensino Fundamental, Suzette Longo Vermiglio.
Roberta de Sá
Foto: Cleber de Almeida
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original