Professores participam de formação sobre cultura africana

Publicada em 12/08/2015 às 17:14

Um grupo de 85 professores da Secretaria de Educação iniciou, nesta quarta-feira (12), uma formação sobre a história e a cultura africanas. A atividade é uma parceira da pasta, mediada pelos Núcleos de Educação Sociocomunitária e de Arte, Educação e Cultura, com o Sesc Jundiaí.

Ministrada por Natanael dos Santos, professor, escritor e um dos fundadores do Núcleo de Estudos da Cultura Negra da Universidade de Campinas (Unicamp), a formação inédita aborda, por meio de oficinas e experimentações com instrumentos, danças, cantos e linguagem, a contribuição dos africanos e afrobrasileiros na construção de vários saberes.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí se mobiliza para o ‘Município Verde e Azul’
Governo investe R$ 17 milhões em obras nas escolas
Alunos da Emeb do Tulipas se mobilizam contra a pichação

Atividade com os professores é uma parceria entre a Educação e o Sesc

Atividade com os professores é uma parceria entre a Educação e o Sesc

“Trato de assuntos que, muitas vezes, as pessoas não ouviram falar. Do continente africano, por exemplo, já saíram três papas. Eu não acredito em preconceito, acredito em falta de informação e é por isso que realizamos esse trabalho junto aos professores”, explicou Natanael.

O professor Natanael dos Santos, da Unicamp, ministrou a palestra

O professor Natanael dos Santos, da Unicamp, ministrou a palestra

Ao todo, serão realizados três encontros com duração de três horas. O encerramento, dia 2 de setembro, contará com a participação da Associação Liberdade Canto e Dança, de Campinas, e será aberto ao público.

“É mais uma ação que essa gestão desenvolve para a efetiva implementação na rede municipal de ensino da Lei 10.639/2003, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. Hoje os trabalhos já são bastante desenvolvidos no sistema, mas é sempre importante investir em formações. Estamos muito satisfeitos com essa parceria com o Sesc”, ressalta a gestora do Núcleo de Educação Sociocomunitária, Marineide Vilas Boas.

Além de professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil 1 e 2, participaram educadores do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) e da Diretoria de Educação Inclusiva.

Roberta de Sá
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/12/professores-participam-de-formacao-sobre-cultura-africana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original