Oficina prepara jovens para o mercado de trabalho

Publicada em 13/08/2015 às 18:24

Adolescentes participam de oficina no Cras Tamoio

Adolescentes participam de oficina no Cras Tamoio

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) promove, nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), a oficina “Quero ser aprendiz?”, voltada para adolescentes de 15 a 17 anos, com o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho. A oficina é composta por cinco encontros e visita a uma empresa, em que os participantes entram em contato com o ambiente corporativo.

Nesta quinta-feira (13), teve início no Cras Tamoio a segunda turma, composta por 20 adolescentes. Segundo a diretora de Proteção Social Básica da Semads, Roselaine de Mamede, as oficinas têm uma boa adesão em todos as unidades dos Cras. “A proposta deste trabalho é preparar os jovens para concorrer a uma vaga no programa Jovem Aprendiz.”

LEIA TAMBÉM
Prefeito participa de formatura do Projeto Formare na Siemens
Conferência de Assistência Social faz balanço e aponta diretrizes
Curso de primeiros socorros da Cruz Vermelha termina quinta (13)

Na oficina “Quero ser aprendiz?”, ministrada pela orientadora social Larissa Fernandes de Souza e pela assistente social Maria Iracema Lopo, os participantes têm uma formação básica sobre como se preparar para uma entrevista de trabalho, avaliação de perfil, responsabilidades no trabalho. “Notamos que alguns adolescentes encaminhados às empresas pelo programa Jovem Aprendiz não se saiam bem na entrevista por falta de orientação e acabavam perdendo a vaga para outros mais preparados, então resolvemos montar esta oficina que está tendo bons resultados”, completa Roselaine.

Este trabalho nos Cras teve início este ano e já formou três turmas no São Camilo, uma no Santa Gertrudes, uma no Jardim Tamoio e estreia no Jardim Novo Horizonte nesta sexta-feira (14). A expectativa entre os jovens participantes é grande. Moradora do Jardim Tamoio, a estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Talia da Conceição Melo, de 15 anos, considera a experiência positiva. “Estou indo atrás dos meus objetivos e meu sonho que é ter sucesso profissional, e esta oficina vai me ajudar a ingressar e me preparar para o mercado de trabalho”, revela a estudante que sonha em cursar Medicina ou Enfermagem.

Estudante do 3º ano do Ensino Médio, Micael Vilela da Silva, de 17 anos, também está confiante com a oficina. “Gosto de mexer com computador e quero ser técnico de hardware, procurei a oficina para melhorar meu desempenho em futuras entrevistas de trabalho e conseguir uma colocação profissional.”

Viviane Rodrigues
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/13/oficina-prepara-jovens-para-o-mercado-de-trabalho/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original