Rotas turísticas fazem oficinas abertas ao público no Solar do Barão

Publicada em 14/08/2015 às 15:01

A promoção de três oficinas especializadas em memória e identidade comunitária no âmbito do projeto de Rotas Turísticas começa nesta segunda-feira (17), das 15h às 18h, no Solar do Barão, em uma parceria entre as Secretarias de Agricultura, Abastecimento e Turismo e de Cultura. A cooperação intersetorial visa orientar a adoção de medidas pelos próprios moradores e empreendimentos na implantação das duas rotas iniciais entre as cinco rotas turísticas previstas no município.

O setor de Turismo também abriu a participação para pessoas interessadas no tema, mesmo que de outros bairros ou segmentos da cidade. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4589-8580.

LEIA TAMBÉM
Feirantes ganham nova associação
‘Sexta no Centro’ agita a noite com pluralidade musical
‘Jundiaí Feito à Mão’ reforça calendário de eventos em agosto

Essa vai ser a abertura do ciclo, que prossegue com outros temas na segunda (24) e na segunda (31). Os assuntos apontados pelas reuniões nos bairros incluem a criação de memoriais nos bairros, o registro da história oral dos moradores mais veteranos e os conceitos de patrimônio material e imaterial.

Também devem ser levadas aos bairros atividades como a “roda de lembranças”, aplicada pela equipe do museu em locais como o Clube 28 e outros.

De acordo com a diretora de turismo, Marcela Moro, a adesão vistas nas rotas definidas até o momento (Rota da Uva e Rota da Terra Nova) é considerada estimulante tanto para a capacitação como para o avanço dos projetos.

Da mesma forma, o diretor de museus, Edgar Borges Júnior, destaca a importância de a cultura e a memória poderem ser aplicadas no desenvolvimento das localidades e da cidade como um todo. “Vamos levar subsídios, mas os encaminhamentos serão feitos de maneira conjunta dentro desses esforços para valorizar a identidade da cidade”, diz.

Os moradores e simpatizantes interessados no projeto podem também entrar em contato com a Diretoria de Turismo (na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo) pelo telefone (11) 4589-8580, na ala norte do 5º andar do Paço Municipal, ou pelo portal do Turismo.

Rotas turísticas
A iniciativa das rotas surgiu na Prefeitura de Jundiaí e no Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e coincidiu com aspirações dos próprios produtores e agentes do setor, além dos primeiros estudos em andamento na região dos bairros de Toca, Caxambu, Roseira e Colônia para a chamada Rota da Uva e do Vinho e também na região da Terra Nova.

As demais em estudo são a Rota Eco Rural, na região da Serra do Japi; a Rota das Tradições Italianas, na região do Traviú; e uma outra futura Rota do Café e da Ferrovia, no Centro Histórico.

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/14/rotas-turisticas-fazem-oficinas-abertas-ao-publico/