Jundiaí transforma Casa Rosa em patrimônio histórico

Publicada em 17/08/2015 às 18:52

O prefeito assina decreto de tombamento encaminhado pelo Compac

O prefeito assina decreto de tombamento encaminhado pelo Compac

O prefeito Pedro Bigardi assinou, nesta segunda-feira (17), o tombamento da Casa Rosa, na rua Barão de Jundiaí, marcando o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. O casarão, situado no Polígono de Proteção Histórico e Cultural, é alvo de discussão desde 2008 e teve esse encaminhamento decidido pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) no dia 2 de junho deste ano.

“A decisão acompanha a deliberação do conselho. Agora, devemos buscar um acordo comum com os proprietários para um laudo técnico que oriente uma proposta comum, talvez com apoio da sociedade civil”, afirmou Bigardi.

A novidade faz parte das ações mais amplas adotadas pela Prefeitura de Jundiaí no sentido de fortalecimento da identidade histórica e cultural da cidade e que incluem a revitalização da Ponte Torta, a reforma de praças no Centro, a produção de materiais do centenário da Romaria a Pirapora e diversas outras iniciativas de diversas pastas de governo.

LEIA TAMBÉM
Rotas Turísticas iniciam ‘oficinas de memória’
Sexta no Centro atrai mais de duas mil pessoas
Patrimônio histórico é fonte de análise no Plano Diretor
7 de setembro vai ter barracas de alimentação e artesanato
Violonista Daniel Murray faz apresentação gratuita na Pinacoteca

O Compac é um colegiado vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. De acordo com sua presidente, a educadora Maria Angélica Ribeiro, a conscientização é o mais importante. “Os proprietários de imóveis do Inventário de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural (IPPAC), a sua grande maioria na região central, não devem confundir tombamento com a perda do imóvel, pois ele terá de preservar alguns aspectos e existem formas de incentivos para o restauro”, afirma.

Em resumo, a propriedade particular segue a mesma e apenas as intervenções no imóvel precisam ser aprovadas previamente.

MAIS SOBRE O TOMBAMENTO
Prefeitura cria plano contra demolição

Data
O Dia Nacional do Patrimônio Histórico passou a ser comemorado desde 1998 quando o jornalista e fundador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Rodrigo Melo Franco de Andrade, completaria 100 anos. Em Jundiaí, o tema vai ser destacado com o Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial a partir da quarta-feira (26).

Casa Rosa agora é oficialmente um patrimônio histórico da cidade

Casa Rosa agora é oficialmente um patrimônio histórico da cidade

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho e Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/17/jundiai-transforma-casa-rosa-em-patrimonio-historico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original