Obra do Escadão recebe intervenção artística
Publicada em 19/08/2015 às 17:30As obras de revitalização e acessibilidade do Escadão recebem, neste sábado (22), uma mudança visual com a presença de artistas de Jundiaí e da região, alguns conhecidos até nacionalmente.
O trabalho vai ser feito ao longo de 88 metros da face da obra voltada para a rua Vigário João José Rodrigues, transformando a paisagem ao longo dos meses de reforma do local. A previsão é de que o trabalho, feito por mais de 15 artistas, ocorra durante todo o dia, das 8h às 18h, e pode ser acompanhado por moradores.
A intervenção foi organizada pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente em parceria com a empresa MPD, responsável pelas obras que fazem parte de uma contrapartida definida em Estudo de Impacto de Vizinhança (Eiv).
LEIA TAMBÉM
População aprova o primeiro ‘parklet’ da cidade
Urbanismo Caminhável convida para oficina de marcenaria
Jundiaí analisa custo da infraestrutura de imóveis desocupados
“Embora não estivesse prevista na contrapartida, houve o entendimento comum de que colocar essa arte urbana ali vai dar um cenário de modernização ao lado do valor da história e do meio ambiente”, explica a engenheira Melina Santos, da equipe de planejamento e fiscalização.
O trabalho foi articulado por um núcleo de artistas do Coletivo Nice com convidados de Jundiaí e da região e deve ser documentado em vídeo por ativistas socioculturais como Eduardo Ramalho.
Esse tipo de arte ao ar livre, que valoriza a origem do grafite ao lado do rap e do break (arte visual, música e dança) como partes integrantes do hip hop e da cultura negra, também já foi promovida anteriormente pela Prefeitura de Jundiaí com a Galeria de Arte Pública G9, ligada ao Museu Histórico e Cultural.
O projeto no Escadão, interferindo em aproximadamente um terço da área total da Esplanada do Monte Castelo, faz parte de um conjunto de intervenções que abrangem também a conservação e zeladoria da Ponte Torta e a mudança de trecho do rio Guapeva, integrando meio ambiente e patrimônio histórico.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
Baixe as fotos desta notícia na resolução original