Conselho de Segurança e Cidadania toma posse

Publicada em 21/08/2015 às 11:00

Noite histórica, um passo de extrema importância para a política de segurança pública e toda a sociedade de Jundiaí. Essa foi a definição do prefeito Pedro Bigardi durante a solenidade e apresentação e posse dos 92 integrantes que formam o Conselho de Segurança Pública e Cidadania na noite dessa quinta-feira (20), na sede da Escola de Governo e Gestão.

CONFIRA A LISTA COM OS INTEGRANTES DO CONSELHO

“O conselho vai ser o elo entre o poder público e a sociedade na discussão sobre tudo o que diz respeito à segurança pública. Um celeiro para a formatação de novas ideias e instrumento para a prestação de contas sobre tudo o que envolve segurança pública”, destacou Bigardi.

VEJA AS FOTOS

LEIA TAMBÉM
Inteligência Regional da GM ganha adesão de Campinas
Desfile da Independência define ordem de apresentações
Prefeito participa de encontro com secretário estadual da Casa Civil

 Prefeito Pedro Bigardi oficializa a posse do Conselho de Segurança e Cidadania

Prefeito Pedro Bigardi oficializa a posse do Conselho de Segurança e Cidadania

Para o prefeito, a criação do conselho comprova que Jundiaí está à frente e trata segurança pública de maneira complexa. “Idealizamos o conselho para representar uma política permanente que garanta a participação da sociedade”, explicou.

O Conselho de Segurança Pública e Cidadania, órgão que cumpre uma das metas do Plano de Segurança Pública e Cidadania de Jundiaí, é composto por 46 integrantes titulares, outros 46 suplentes e representantes das principais forças de segurança pública e privada, da administração municipal e da sociedade civil e foram eleitos para o biênio 2015/2017.

Junto ao conselho está instalado o Fundo Social de Segurança Pública, que tem como maior finalidade a captação de recursos de segmentos diferentes para ser empregados em estrutura na área de segurança.

Ações
O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, diz que a partir da criação do Conselho de Segurança Pública e Segurança será possível discutir e ampliar as ações.

“É a materialização da primeira meta do Plano de Segurança, que tem outras 35, além de 12 desafios. Este trabalho conjunto vai funcionar como o principal instrumento de controle, de aplicação e acompanhamento de segurança pública”, destacou Pires.

A solenidade dessa quinta-feira contou com a presença de autoridades políticas, militares e do sistema judicial. O juiz Jefferson Barbin Torelli, da Vara da Infância e Juventude, elogiou o recém-criado instrumento de debate sobre a segurança pública. “É a população quem será a principal beneficiada”, disse.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Gastaldo, que acompanhou passo a passo a formação do conselho, inclusive com presença em várias das assembleias, ressaltou o empenho para transformá-lo em realidade. “Foram cinco meses de trabalho árduo até chegarmos até aqui. Estruturar um plano de segurança é um avanço e fazê-lo funcionar, um grande desafio.”

A solenidade ainda contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e tecnologia, Marcelo Cereser, do diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Monaco, e dos vereadores Paulo Sérgio Martins, José Adair de Sousa, Leandro Palmarini e Rafael Antonucci.

Ivan Lopes
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/21/conselho-de-seguranca-publica-e-cidadania-toma-posse/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original