Jundiaí sedia encontro pela defesa da Serra do Japi
Publicada em 21/08/2015 às 18:06A base ecológica da Reserva Biológica Municipal (Rebio Serra do Japi) abrigou, nesta sexta-feira (21), a segunda reunião de órgãos de defesa da área natural protegida, com representantes dos municípios de Jundiaí, Cabreúva e Cajamar. Com foco no combate a incêndios, o avanço da cooperação trabalha na harmonização de leis, maior eficácia operacional e banco de dados regional.
Estiveram presentes representantes da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, da Divisão Florestal (da Guarda Municipal) e da Defesa Civil, por Jundiaí. E mais a Defesa Civil, por Cabreúva, a Defesa Civil e a Guarda Municipal, por Cajamar, e ainda representantes da CCR AutoBAn e da Polícia Rodoviária, entre outros órgãos convidados.
LEIA TAMBÉM
Defesa Civil faz palestra no Grendacc
Fumas discute regularização no Jardim Guanabara
Desfile da Independência define ordem de apresentações
As preocupações estão voltadas para a área ampla da Serra do Japi, que de 354 quilômetros quadrados teve o tombamento estadual de 200 quilômetros quadrados em 1983, depois de grandes mobilizações populares, e abrange os municípios de Jundiaí (com 47% do total, incluindo a reserva municipal com 20 quilômetros quadrados), Cabreúva (com outros 41% do total), Cajamar e Pirapora do Bom Jesus. A área concentra uma das maiores reservas de biodiversidade de animais e vegetais de mata atlântica em todo o Estado de São Paulo.
“Temos a cooperação em momentos extremos, mas é preciso aprimorar mesmo, porque há limites dados pela legislação”, observou o subcomandante GM de Jundiaí, Paulo Vicente Soares. O mesmo foco foi destacado pelo coordenador da Defesa Civil, Eduardo Luiz Carbonari, e pelo diretor de meio ambiente, Flávio Gramolelli Júnior.
Entre os temas está a integração de tecnologias de localização de focos por sobrevoos ou monitoramento, por exemplo, para que equipes possam determinar os acessos e meios possíveis e coordenar suportes. As formas de envolvimento da comunidade também estão sendo estudadas, assim como a campanha permanente contra balões ao longo do ano inteiro.
O intercâmbio entre experiências dos municípios, como no caso da operação corta-fogo em andamento em Cabreúva, também é outro alvo do futuro comitê que começa a ser estruturado. O próximo encontro será no dia 11 de setembro, na sede da Defesa Civil de Jundiaí (Ponte São João).
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
03/02/2025
Defesa Civil de Jundiaí interdita três casas no bairro Bela Vista após fortes chuvas
-
03/02/2025
Obras do prolongamento da Avenida Frederico Ozanan avançam com duplicação de túnel
-
29/01/2025
Defesa Civil de Jundiaí participa de alinhamento para definir ações de prevenção às chuvas
-
24/01/2025
Educação e Fundação Serra do Japi planejam estimular educação ambiental nas escolas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original