Obras no ‘Escadão’ ganham visual de arte urbana

Publicada em 24/08/2015 às 18:27

A reforma do Escadão, que vai criar novas rampas de acessibilidade entre as ruas Vigário J.J. Rodrigues e Barão de Jundiaí, recebeu, nesse sábado (22), um trabalho conjunto de dezenas de artistas experientes nas técnicas do grafite, trazendo novo colorido para o trecho mais baixo, na rua Vigário, onde as obras devem durar pelo menos seis meses.

CONFIRA AS FOTOS

A intervenção faz parte das diretrizes definidas pelo prefeito Pedro Bigardi, que apontam para a busca de reabilitação do Centro Histórico. “Foi uma iniciativa conjunta, que teve boa receptividade da empresa que está custeando a obra como contrapartida. O efeito, além do aspecto visual da região, também envolve a valorização desse tipo de arte urbana”, explicou a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti.

LEIA TAMBÉM
População aprova o primeiro ‘parklet’ da cidade
Jundiaí sedia encontro pela defesa da Serra do Japi
Plano Diretor Participativo socializa propostas e levantamentos

A arte urbana do grafite é destacada na intervenção do local

A arte urbana do grafite é destacada na intervenção do local

Organizada pela Prefeitura de Jundiaí e custeada pela MPD, a intervenção resultou de uma parceria entre as secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e a de Cultura. O ativista cultural José Eduardo Augusto Ramalho (Festa Soulnoro) destacou a presença de artistas com experiências em outros estados e países e até mesmo pós-graduados entre os participantes.

 Técnicos da Prefeitura explicam que o objetivo de tudo é "melhorar o Centro para as pessoas"

Técnicos da Prefeitura explicam que o objetivo de tudo é “melhorar o Centro para as pessoas”

Entre eles havia nomes destacados no cenário regional e nacional. “As cidades abrigam uma disputa pelo espaço externo dos lugares, e valorizar essa arte é um avanço”, afirmou Reu Origis. Outro participante, Gordon, destacou a identidade individual de cada um, algumas vezes em formatos como uma baleia jubarte ou um ramalhete surreal. Os participantes incluíram ainda os artistas Centavo, Imortal, Marola, Esgoto, Acne e Neto EDN.

Qualificação urbana
O projeto no Escadão, que ocupa aproximadamente um terço da encosta total da Esplanada do Monte Castelo, integra uma requalificação dessa área que abrange também o resgate físico e afetivo da Ponte Torta e a implantação de trecho do futuro Parque Linear do Rio Guapeva, entre a rua Vigário J.J. Rodrigues e a rua Prudente de Moraes.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/24/obra-no-escadao-ganha-visual-de-arte-urbana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original