Festa da Independência reúne mais de 15 mil pessoas

Publicada em 07/09/2015 às 13:59

Exemplo de civismo e amor à pátria, uma festa coroada por grandes apresentações e sucesso de público. Mais de 15 mil pessoas acordaram cedo e foram, nesta segunda-feira (7), à Avenida Luiz Latorre para acompanhar o desfile que fechou as comemorações dos 193 anos da Independência do Brasil, em Jundiaí.

CONFIRA AS FOTOS DO DESFILE

O evento, organizado pela Prefeitura Municipal, levou à avenida 37 grupos, que representaram Exército, forças de segurança, secretarias e órgãos da administração municipal, entidades, escolas, clubes de carros antigos, agricultores e motociclistas. A exibição de cerca de 3, 2 mil pessoas prendeu a atenção do público por quase 3 horas

“É a data mais importante da história do Brasil e compartilhar este ato cívico com a população de Jundiaí é uma honra para mim, como prefeito”, comentou Pedro Bigardi logo após hastear a Bandeira do Brasil e percorrer o trajeto do desfile a bordo do Jeep Marruá, do Exército Brasileiro.

MAIS SEMANA DA PÁTRIA
Desfile Cívico do Novo Horizonte reúne 4 mil pessoas
Emoção marca premiação do Concurso Semana da Pátria

Prefeito Pedro Bigardi, no camarote das autoridades, destaca a grande data da história do Brasil

Prefeito Pedro Bigardi, no camarote das autoridades, destaca a grande data da história do Brasil

Na solenidade de abertura, que incluiu ainda a revista da tropa, o prefeito estava acompanhado pelo tenente-coronel do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), Messias Siqueira Mendes Barbosa, e o presidente da Câmara, o vereador Marcelo Roberto Gastaldo.

“Jundiaí cumpre a tradição de promover mais um desfile digno da representatividade que a data merece. Percebemos o crescimento desta festa cívica a cada ano, tanto no número de participantes, quanto de público. Por isso, melhoramos ainda mais a infraestrutura”, diz o prefeito.

A percepção do prefeito Pedro Bigardi de uma grande festa é mais do que comprovada pela presença da população. Homens, mulheres, crianças, famílias inteiras se aglomeraram às margens da Luiz Latorre para acompanhar o desfile.

O público elogiou e aprovou a iniciativa da instalação de barracas de gastronomia e artesanato dos programas de feiras e varejões e do Jundiaí Feito à Mão, respectivamente. “Foi uma ótima ideia. Adoro assistir ao desfile e, agora, com todas estas comidinhas, poderia ficar o dia todo aqui”, comenta a dona de casa Vantuine Correia Pereira, de 62 anos, que estava acompanhada da filha Carla, 34, e das netas Betina e Bárbara, de 8 e 5 anos, respectivamente.

E as meninas sabiam bem o que queriam ver de perto: “O Exército, as escolas, a polícia, os tratores e as motocicletas”, enumeravam numa espécie de disputa de quem havia decorado toda a programação.

Com 450 integrantes e uma frota de veículos de botar respeito, soldados do 12º GAC abriram o evento. “É muito importante mantermos a tradição e este desfile materializa o período mais relevante de nossa história, que é a Independência do Brasil”, diz o tenente-coronel do 12º GAC, Messias Barbosa.

Depois, vieram as forças de segurança, grupos como o da Defesa Civil, Samu, fiscais do comércio, escoteiros, unidades de ensino, clubes automotivos, agricultores e motociclistas completaram a festa.

Uma das grandes atrações foi o painel de frutas, verduras e legumes que abriu o desfile dos agricultores. Na abertura do grupo, o trator, que carregava a tradição de Jundiaí no setor agrícola, era dirigido pelo secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.

Trator com frutas, verduras e legumes fez sucesso, sob o comando do secretario Marcos Brunholli

Trator com frutas, verduras e legumes fez sucesso, sob o comando do secretario Marcos Brunholli

Quem também desfilou foi o secretário de Esportes e Lazer, Criatiano Lopes. Ele puxava a fila dos esportistas da cidade e a conquista do título dos Jogos Regionais, em julho passado, foi lembrada com entusiasmo sob o aplauso da plateia. Até o mascote Jundiá, sucesso dos Jogos e batizado de Bagrito, deu as caras na avenida.

“A representatividade do desfile é grande para a população de Jundiaí, que mostra seu amor à Pátria acima de qualquer diversidade”, destaca o presidente da Câmara, o vereador Marcelo Gastaldo.

O coordenador especial do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, lembrou que o 7 de setembro significa a libertação e o nascimento do Brasil como nação. “É fundamental lembrarmos desta data, principalmente ratificar esta condição de Brasil-livre para as crianças”, comenta.

As novidades e a expressiva organização arrancaram elogios do público e potencializaram o esforço de quem se dedicou para que tudo saísse perfeito durante toda a solenidade. “A cultura cívica resgata este sentimento de valorização e integração da sociedade, que sempre foi ressaltado pela administração do prefeito Pedro Bigardi. O que vemos aqui é um evento majestoso, de participação popular e de amor à pátria”, comenta o secretário de Cultura, Tércio Marinho.

O camarote montado ao longo da Avenida Luiz Latorre recebeu autoridades civis e militares. Entre elas estavam: a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi; o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite; a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti; o secretário de Administração, Denis Crupe; o secretário de Educação, José Renato Polli; o secretário de Relações Institucionais, Liráucio Tarini Júnior, o Chefe de Gabinete, Alan Piccolo, o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão do Município, Marcelo Lo Monaco; o coordenador da Defesa Civil, Eduardo Luís Carbonari; o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz; além da representante da coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori; da coordenadoria da Juventude, Narrinan Camargo Lima; da coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Marilza Campos; assessor especial do Gabinete do Prefeito para assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino; o ouvidor municipal, Eginaldo Honário; o coordenador do Procon, Adilton Garcia, além dos vereadores Dirlei Gonçalves, Eliezér Barbosa da Silva, Gustavo Martinelli, José Carlos Ferreira Dias e Márcio Petencostes de Sousa.

Ivan Lopes
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/07/festa-da-independencia-leva-mais-de-15-mil-pessoas-a-avenida/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original