Código de Defesa do Consumidor faz 25 anos nesta sexta (11)

Publicada em 10/09/2015 às 18:29

Nesta sexta-feira (11) será comemorado o dia do Código do Consumidor. O marco serve como um momento de reflexão em relação aos avanços conquistados na defesa dos consumidores. “Há muito ainda para caminharmos. É certo, por hora, que hoje somos melhores do que ontem. E devemos buscar sempre pela melhoria. E, nesse marco histórico, parabenizamos os consumidores”, declara o coordenador do Procon de Jundiaí, Adilton Garcia.

LEIA TAMBÉM
Procon nos Bairros: confira a programação de setembro

Jundiaí passa a integrar a Associação Brasileira de Procons

Coordenador do Procon Jundiaí, Adilton Garcia

Coordenador do Procon Jundiaí, Adilton Garcia

O Procon de Jundiaí teve diversos avanços em seu tempo de atuação. Entre eles, Semana do Consumidor; Caminhada do Procon; implantação da CIP eletrônica, que permitiu maior agilidade e redução de custo público nos processos; abertura de mais uma sala de audiência; inclusão de ranking das 50 empresas mais reclamadas de Jundiaí, com número de atendimentos, índice de solução das demandas e os cinco problemas mais demandados por aquela empresa; Inauguração do Procon nos Bairros, com atendimento semanal diretamente nos bairros; Cartilha do consumidor, entre outros projetos.

Somente em 2014, quase dois milhões e meio de consumidores foram atendidos pelos Procons de todo o Brasil. Em Jundiaí foram contabilizados 35.430 procedimentos no mesmo ano.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é uma das legislações mais modernas e mudou de forma radical o comportamento dos agentes do mercado. Antes de sua existência eram muito comuns as situações em que produtos sem prazo de validade ou sem informações sobre sua composição eram deliberadamente colocados à venda.

Nestes 25 anos de existência, com a Lei que possibilitou a existência do CDC, o consumidor passa a ter voz mais ativa, procurando por atendimento sempre que necessário. “O que se percebe é o amadurecimento e a oxigenação das relações entre consumidor e fornecedor. Maturidade que passa pela percepção de que o conflito é próprio da convivência humana, mas é possível escolher a melhor forma de resolvê-lo”, conclui Adilton.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/10/codigo-de-defesa-do-consumidor-faz-25-anos-nesta-sexta-11/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original