Fumas divulga pesquisa sobre moradia popular

Publicada em 15/09/2015 às 18:02

 Tatiana explica que demanda é vem ao encontro das ações da Fumas

Tatiana explica que demanda é vem ao encontro das ações da Fumas

Você sabe qual a região da cidade tem demanda maior para moradias populares? Para responder essa questão, a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) realizou, dentro do Plano Local de Habitação de Interesse Social, por determinação do prefeito Pedro Bigardi, uma pesquisa na qual foi definido um mapa com resultados de uma enquete com participação de mais de 15 mil munícipes.

Entre as áreas mais votadas, cada uma com mais de 600 votos, estão Fazenda Grande e Eloy Chaves. Em seguida, com mais de 500 votos, ficaram os bairros Jardim Novo Horizonte, Vila Hortolândia, Vila Arens, Colônia e Vila Progresso.

A enquete constatou também que entre os bairros mais votados, com cerca de 450 a 500 votos estão Vila Rami, Caxambu e Jardim das Tulipas.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura conclui mudança na Vila Ana em tempo recorde
Fumas celebra um ano do Fórum do Jardim Novo Horizonte
São Camilo recebe 2ª Feira de Profissões e Cultura no sábado (26)

Também foram citados: com mais de 400 votos, Agapeama; e com mais de 300 votos entrou Medeiros e Retiro. Também aparecem na pesquisa com boa demanda Ponte São João, Vila Rio Branco e Jardim do Lago.

Segundo a assessora da Fumas, Tatiana Reis Pimenta, os votos foram realizados no site da Fundação, em um período de 30 dias. “As áreas mais votadas foram aquelas onde já estão sendo construídas moradias populares e também as áreas do município que já possuem infraestrutura urbana”, comentou.

Para ela, o resultado mostra, principalmente, o anseio de quem ainda não tem um imóvel próprio e mora de aluguel. “São pessoas que gostam dos locais em que moram e gostariam de continuar na região quando adquirirem um imóvel.”

Mapa completo com a demanda pode ser consultado

Mapa completo com a demanda pode ser consultado

Um dado positivo na pesquisa foi a demanda na região do Novo Horizonte, bairro que divide a preferência com locais como Vila Progresso, Vila Arens e Hortolândia. “Saber que há pessoas querendo residir nesta região nos mostra que estamos no caminho certo. Já estão em construção no bairro 1.088 unidades habitacionais, além de duas escolas”, comentou ela. O bairro também passa por processo de urbanização, que conta com a mudança de famílias de áreas de risco para os novos apartamentos e abertura de vias. A região vai receber também uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.

Também está em andamento a construção de 400 unidades habitacionais no Jardim São Camilo, bairro este que aparece na pesquisa, com quase 200 votos, dividindo espaço com bairros como Tarumã e Horto Florestal.

Além disso, o prefeito Pedro Bigardi entregou recentemente 87 unidades habitacionais na Vila Ana. O empreendimento ainda incluiu a construção de mais 21 apartamentos, cujas obras começam em breve e a entrega será em um ano.

Atualmente, o déficit habitacional no município é de 12.627 unidades habitacionais.

Luana Dias
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/15/fumas-divulga-pesquisa-sobre-moradia-popular/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original