Fumas avalia situação de casas no Santa Gertrudes

Publicada em 16/09/2015 às 14:35

Acesso às residências, infiltrações, fissuras em paredes e pisos, insolação em dormitórios, ventilação e muitas outras questões são avaliadas pela Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), durante o trabalho da confecção do mapa de salubridade do Jardim Santa Gertrudes.

As casas de uma travessa da rua Antônio Tacildo Vion, conhecida como Bananal, estão sendo visitadas e avaliadas. O trabalho faz parte do processo de reurbanização do bairro. Essa primeira etapa inclui, além do mapa, o cadastro das famílias, levantamento socioeconômico, informações sobre a composição familiar, características físicas da moradia e vínculo com a vizinhança.

Após essa fase, a Fundação vai promover no bairro uma oficina de desenho, na qual as crianças vão desenhar como veem o local onde residem. Após isso, uma comissão de moradores vai escolher o mais bonito para estampar as placas de selagem (identificação) que vão ser instaladas em frente às casas.

LEIA TAMBÉM
Fumas divulga pesquisa sobre moradia popular
Plano Diretor abre inscrições prévias para o 2º Fórum
São Camilo recebe 2ª Feira de Profissões e Cultura no sábado (26)

Condições das residências estão sendo avaliadas durante o processo

Condições das residências estão sendo avaliadas durante o processo

“Nossa ideia é ter os moradores ao nosso lado durante todo o processo. Eles estão participando de tudo e opinando”, disse a arquiteta e assessora da Fumas, Pâmela Souza, destacando que recentemente a Fundação esteve no bairro, se reuniu com os munícipes e fez um levantamento para saber se a vontade deles é ficar no bairro ou participar de programas habitacionais.

A vontade, quase que unânime, é retratada no bate-papo com cada morador. “Gosto muito daqui, não quero sair. Moro desde 1993, sou amigo da vizinhança”, comentou Miguel Amaral, que se diz feliz com o início do processo de reurbanização. Assim como ele, Sérgio de Oliveira também gosta do local. “Reurbanizar é importante para trazer mais estrutura para quem mora por aqui”, comentou o morador do local há 13 anos.

Moradores serão ouvidos durante todo o processo de reurbanização

Moradores serão ouvidos durante todo o processo de reurbanização

De acordo com Pâmela, dentro do trabalho da Fumas está também um mapeamento, feito em parceria com a Defesa Civil, que vai mostrar se há necessidade de remoção em áreas de risco geológico. “No final de todo o processo, vamos mostrar o estudo para os moradores, ouvir sugestões e definir os rumos da reurbanização. São eles que irão usufruir desse espaço e por isso devem participar de todos os passos.”

Após a avaliação, que deve ser concluída em cerca de 60 dias, a equipe técnica da Fumas vai elaborar o estudo preliminar do projeto de urbanização contendo questões como a readequação do acesso ao bairro, pavimentação, iluminação pública, contenção de encostas e outros itens serão executados de acordo com a necessidade.

Luana Dias
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/16/fumas-avalia-situacao-de-casas-no-santa-gertrudes-para-reurbanizacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original