Saúde promove aula aberta sobre Apoio Matricial
Publicada em 16/09/2015 às 17:33A Secretaria de Saúde promoveu, nesta quarta-feira (16), uma aula aberta sobre os modelos de saúde praticados no mundo e no Brasil, em especial o de Apoio Matricial Especializado, ministrada pelo professor titular da Faculdade de Medicina da Unicamp e presidente da Associação Brasileira de Saúde coletiva, Gastão Wagner de Souza Campos. Cerca de 200 profissionais da rede municipal de saúde, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos participaram do encontro no auditório da DAE, que contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Luís Carlos Casarin.
LEIA TAMBÉM
Saúde capacita serviços para atendimento de acumuladores
São Camilo recebe 2ª Feira de Profissões e Cultura no sábado (26)
Semana do Idoso tem mais de 70 eventos a partir desta quinta (17)
O evento teve como proposta atualizar os profissionais sobre o Apoio Matricial Especializado, em implantação no município. “A Secretaria de Saúde promoveu esta atualização como forma de consolidar os processos de mudança no modelo de atenção em saúde de Jundiaí”, explicou a diretora de Atenção à Saúde da pasta, Luciana Togni.
Segundo ela, a mudança foca no fortalecimento da atenção básica numa relação de articulação com a atenção especializada para aumentar a capacidade de resolução dos principais problemas de saúde da população atendida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “É o que propõe o Apoio Matricial, em implantação no município, que reverte a lógica de encaminhamento aos serviços especializados pela disposição de equipes volantes, composta por diferentes especialistas, que vão até às UBSs”, explica Luciana.
Atualmente, o município conta com quatro equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), composta por fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, terapeuta ocupacional e psicólogo. “As equipes vão, sistematicamente, às UBSs para fazer o cuidado compartilhado com médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, no contexto real da vida da população, contribuindo para a redução de encaminhamentos desnecessários”, completa a diretora.
Viviane Rodrigues
Foto: Fotógrafos PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/06/2024
Prefeitura realiza dia D de Multivacinação e enfrentamento da dengue em duas UBSs da cidade
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
Baixe as fotos desta notícia na resolução original