Semana do Idoso de Jundiaí começa com festa e emoção
Publicada em 17/09/2015 às 17:24Com um público estimado em mais de 500 pessoas, a abertura da 18ª Semana Municipal do Idoso, da Prefeitura de Jundiaí, somou surpresas em músicas, danças, declamações e também na carga de alegria e reconhecimento ao grupo mais veterano de moradores da cidade.
“É uma grande oportunidade para refletirmos sobre esse segmento da população e percebermos avanços que muitas vezes não notamos no dia a dia”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi, citando também a importância de muitas pessoas idosas em sua própria vida como seu pai Antonio e amigos como Galdino, Paulo André, Milton e outros.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA POR DATA E POR LOCAL
Realizada na sede do Grêmio Recreativo da Companhia Paulista, no Centro, o evento teve momentos altos como a junção de três corais regidos pelo maestro André Minutti (que fez todos baterem palmas com uma canção alusiva ao carimbó) ou mesmo todos fazendo um coral aberto para entoar “Índia”, de Cascatinha e Inhana, com o violão de Eufra Modesto, e com a participação do maestro Leandro Toledo, no teclado.
A abertura faz parte do conjunto de 70 eventos da Semana Municipal do Idoso. A coordenadora setorial desse tema no Gabinete do Prefeito, Cláudia Sartori, destacou o empenho de todas as secretarias e lembrou que, nesta sexta-feira (18), ocorre também o lançamento da nova caderneta de saúde do idoso pelo Ministério da Saúde, colocando Jundiaí como a primeira cidade do país para sua implantação.
Um conjunto de poemas de cordel ou convencionais, organizados por Julia Heimann, das academias da Casa das Letras e Artes, lembrou ao público de que existe humor ao dizer que o envelhecimento torna as pessoas mais “ricas”, com ferro nas juntas, pedras nos rins e assim por diante. Enquanto danças circulares, orientais ou de maracatu encantaram os olhos.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), Milton Calzavara, apontou a importância do lazer e do convívio mesmo diante do mundo atribulado e da própria finitude. “Vivemos em uma passagem”, destacou.
O promotor de Justiça, Flamínio Silveira Amaral Júnior, também ressaltou a busca do bem estar físico, mental e espiritual e associou isso à defesa de direitos. “O acesso aos equipamentos públicos deve ser de todos”, resumiu.
O público variado reuniu grupos de ginástica, de convivência de saúde, de participantes de cursos, de dançarinos de fim de semana, de frequentadores de clubes ou entidades locais e moradores comuns. Para José Carlos Dias, vereador na Câmara de Jundiaí, o evento podia ser resumido em uma palavra. “É orgulho. Vivemos em uma cidade que busca valorizar seus idosos e isso é importante para todos”, afirmou.
O evento também marcou o lançamento da revista comemorativa da semana, reunindo informações sobre diversas iniciativas voltadas ao setor na cidade com o tema “Cultivando Memórias”.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
Baixe as fotos desta notícia na resolução original