Conselho de Segurança elege seu primeiro presidente
Publicada em 18/09/2015 às 14:55O empresário João Carlos Valentim foi eleito, na noite dessa quinta-feira (17), o primeiro presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania (CMSPC). Valentim, indicado por lideranças do comércio e da indústria de Jundiaí, recebeu praticamente a totalidade dos votos dos 37 conselheiros (26 titulares e 11 suplentes) que participaram do pleito no auditório da Escola de Governo e Gestão, na Vila Arens. Apenas uma abstenção foi computada.
O mandato do presidente foi estipulado para um ano e pode ser prorrogado conforme decisão dos conselheiros. O Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Jundiaí terá como vice-presidente o inspetor da Guarda Municipal Cláudio Ferigato.
LEIA TAMBÉM
GM vai usar rádio aprovado pelos militares dos EUA
GGIM aborda ações contra estiagem e operações em terminais
O advogado e presidente da Comissão de Segurança da 33ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Leandro Ienne, foi eleito 1º secretário e Jussania Rita Lamarca Escapin, do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, a 2ª secretária.
A materialização do CMSPC cumpre a primeira meta do Plano de Segurança Pública e Cidadania, idealizado pelo prefeito Pedro Bigardi e tem como principal objetivo levantar, debater e solucionar eventuais problemas relacionados à segurança, com a participação de representantes da administração pública, forças de segurança e a sociedade.
“Após o trabalho, debates e opiniões colhidas junto à comunidade de todas as regiões de Jundiaí durante as assembleias que realizamos para materializarmos o conselho, acompanhar a eleição e a posse da primeira diretoria é um grande orgulho. Este será o principal instrumento de controle, aplicação e acompanhamento dos assuntos relacionados à segurança pública”, ressalta o coordenador especial do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, que comandou a sessão.
Depois da solenidade de posse dos 92 conselheiros (46 titulares e 46 suplentes) na noite de 20 de agosto, o encontro de quinta-feira (17) teve como pauta, além da escolha da mesa diretiva do CMSPC, a aprovação do regimento interno e o início da criação de grupos de trabalho em diversas frentes.
O regimento foi aprovado por unanimidade após alguns ajustes e foi iniciada a discussão para a formação de cinco grupos que vão tratar de temas relacionados à Iluminação Pública, Utilização do Espaço Público, Segurança no Trânsito, Drogas Lícitas e Ilícitas e Cidadania, Educação e Cultura.
“Vamos ter muito trabalho pela frente a partir de agora. Considero a segurança um segmento forte e importante para o município. Nosso compromisso está firmado com a comunidade, com quem mora no município ou está só de passagem. Segurança é cidadania”, comentou o presidente do CMSPC, João Valentim, em seu discurso logo após a eleição. A próxima reunião foi marcada para 8 de outubro.
Ivan Lopes
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
12/03/2024
Gabinete de Gestão Integrada reforça ações para Segurança Pública em Jundiaí
-
26/02/2020
Carnaval de Jundiaí tem balanço positivo, com nenhuma ocorrência grave registrada
-
10/02/2020
Carnaval contará novamente com monitoramento do Comitê Integrado
-
09/05/2019
Segurança: trabalho integrado e inteligente garante bons resultados
Baixe as fotos desta notícia na resolução original