Conselho de Segurança elege seu primeiro presidente

Publicada em 18/09/2015 às 14:55

O empresário João Carlos Valentim foi eleito, na noite dessa quinta-feira (17), o primeiro presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania (CMSPC). Valentim, indicado por lideranças do comércio e da indústria de Jundiaí, recebeu praticamente a totalidade dos votos dos 37 conselheiros (26 titulares e 11 suplentes) que participaram do pleito no auditório da Escola de Governo e Gestão, na Vila Arens. Apenas uma abstenção foi computada.

O mandato do presidente foi estipulado para um ano e pode ser prorrogado conforme decisão dos conselheiros. O Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Jundiaí terá como vice-presidente o inspetor da Guarda Municipal Cláudio Ferigato.

LEIA TAMBÉM
GM vai usar rádio aprovado pelos militares dos EUA
GGIM aborda ações contra estiagem e operações em terminais

O empresário João Carlos Valentim discursa ao lado de sua diretoria já como presidente

O empresário João Carlos Valentim discursa ao lado de sua diretoria já como presidente

O advogado e presidente da Comissão de Segurança da 33ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Leandro Ienne, foi eleito 1º secretário e Jussania Rita Lamarca Escapin, do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, a 2ª secretária.

A materialização do CMSPC cumpre a primeira meta do Plano de Segurança Pública e Cidadania, idealizado pelo prefeito Pedro Bigardi e tem como principal objetivo levantar, debater e solucionar eventuais problemas relacionados à segurança, com a participação de representantes da administração pública, forças de segurança e a sociedade.

“Após o trabalho, debates e opiniões colhidas junto à comunidade de todas as regiões de Jundiaí durante as assembleias que realizamos para materializarmos o conselho, acompanhar a eleição e a posse da primeira diretoria é um grande orgulho. Este será o principal instrumento de controle, aplicação e acompanhamento dos assuntos relacionados à segurança pública”, ressalta o coordenador especial do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, que comandou a sessão.

Coordenador especial do GGIM, José Carlos Pires, elogia materialização do Conselho de Segurança

Coordenador especial do GGIM, José Carlos Pires, elogia materialização do Conselho de Segurança

Depois da solenidade de posse dos 92 conselheiros (46 titulares e 46 suplentes) na noite de 20 de agosto, o encontro de quinta-feira (17) teve como pauta, além da escolha da mesa diretiva do CMSPC, a aprovação do regimento interno e o início da criação de grupos de trabalho em diversas frentes.

O regimento foi aprovado por unanimidade após alguns ajustes e foi iniciada a discussão para a formação de cinco grupos que vão tratar de temas relacionados à Iluminação Pública, Utilização do Espaço Público, Segurança no Trânsito, Drogas Lícitas e Ilícitas e Cidadania, Educação e Cultura.

“Vamos ter muito trabalho pela frente a partir de agora. Considero a segurança um segmento forte e importante para o município. Nosso compromisso está firmado com a comunidade, com quem mora no município ou está só de passagem. Segurança é cidadania”, comentou o presidente do CMSPC, João Valentim, em seu discurso logo após a eleição. A próxima reunião foi marcada para 8 de outubro.

Ivan Lopes
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/18/conselho-de-seguranca-elege-seu-primeiro-presidente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original