Jundiaí recebe certificado por uso de material reciclado em obras
Publicada em 18/09/2015 às 18:07Jundiaí foi destaque no Seminário Nacional da Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – Crescimento e Desenvolvimento Sustentável, realizado nessa quinta-feira (17), pela Associação Brasileira Para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), em São Paulo. O município recebeu um certificado que congratula a cidade pelo uso de material reciclado em obras públicas.
LEIA TAMBÉM
Parque Morada das Vinhas está na reta final das obras
Geresol amplia capacidade de reciclagem de entulhos a 90%
Secretaria de Serviços Públicos ganha reforço de 60 funcionários
O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, esteve no local representando o prefeito Pedro Bigardi, acompanhado da equipe da pasta. Ele destacou que isso ratifica o trabalho desenvolvido no município, no qual são reciclados 90% das 17 toneladas dos resíduos da construção civil que chegam ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) mensalmente. “Implantamos recentemente uma esteira que possibilita a triagem de tudo o que chega. Assim aumentamos a nossa capacidade de aproveitamento, que antes era de 60%. Agora, apenas 10% do material vai para aterro.”
Aguinaldo também realizou no evento a palestra Geresol Jundiaí – Um Case de Sucesso na Gestão Integrada de Reciclagem, no qual mostrou o trabalho feito na cidade e toda a reorganização no setor de caçambas e reciclagem.Hoje, bica corrida, bica terra, areia, pedrisco, pedra e rachão são os materiais produzidos por meio da reciclagem de resíduos da construção Civil no Geresol.
Todo o material é usado nas obras da Secretaria de Serviços Públicos, e o uso desses itens, que já proporcionou economia de R$ 3 milhões em 2014 aos cofres públicos, vai dobrar até o final do ano.
Luana Dias
Fotos: Divulgação
-
04/06/2024
Oficina no Fab Lab com foco em sustentabilidade tem inscrições gratuitas para servidores e estudantes
-
10/04/2024
Servidores municipais conhecem as instalações do Geresol
-
08/04/2024
Em Jundiaí, Cidade das Crianças, descarte correto do lixo entra em pauta desde cedo
-
07/09/2023
Prefeitura coleta mais de 1 tonelada de lixo eletrônico em 2023
Baixe as fotos desta notícia na resolução original