Emeb do Bom Jardim recebe exposição que resgata produção de uva

Publicada em 23/09/2015 às 16:20

A exposição itinerante “Do cultivo da videira à nascença das memórias dos agricultores”, que integra o projeto Museu Vai à Escola – parceria entre as secretarias de Educação e Cultura e organizada pelo Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – foi aberta, na manhã desta quarta-feira (23), na escola municipal Professora Odila Richter, no Bom Jardim. Como a mostra resgata também a história do bairro que é produtor de uva e das famílias, os avós foram convidados para um chá. O evento teve a participação de mais de 130 pessoas.

“Estamos realizando dois eventos que interagem. A exposição resgata a história da região, e os avós que vivem aqui têm muitas lembranças para contribuir. Hoje, existem poucos documentos sobre o Bom Jardim. A partir dessa mostra e desse contato com eles, vamos poder ampliar o trabalho realizado pelo Museu”, explica a diretora da Emeb, Carolina Gasparotto Bertolo.

LEIA TAMBÉM
Estudantes da rede municipal plantam árvores no 12º GAC
Em 1º de outubro, Jundiaí se mobiliza na ação nacional ‘Dia de Ler.Todo Dia!’

Os organizadores comemoram o sucesso do evento

Os organizadores comemoram o sucesso do evento

Durante o chá, além de apreciarem guloseimas preparadas pela equipe de cozinheiros da unidade, os avós foram homenageados com canções sertanejas. A contadora de histórias e professora da Biblioteca Municipal Nelson Foot, Débora Pavan, também participou e deu vida à obra “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, escrita por Mem Fox, que fala sobre memória. Após o chá, todos foram convidados a apreciar a exposição.

“É mais uma atividade que vem ao encontro do trabalho que a administração Pedro Bigardi realiza para a valorização e acolhimento dos idosos, e para que as gerações mais novas cresçam respeitando e cuidando dos mais velhos”, destacou a coordena da Coordenadoria do Idoso, Claúdia Sartori, que prestigiou a iniciativa.

Exposição resgata história do bairro

Exposição resgata história do bairro

Mostra
A exposição, composta por fotografias, ferramentas agrícolas e pelo filme “Ciclo da Videira”, de Nelson Steck, ficará na Emeb até 24 de outubro. A mostra foi preparada para a Festa da Uva de 2014. A concepção e coordenação é da socióloga e educadora do Museu Histórico e Cultural, Creusa Claudino. A visitação é aberta à comunidade.

Segundo a supervisora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Claudete Formis, depois, os trabalhos serão levados para escolas de outros bairros produtores de uva, como Traviú, Corrupira e Caxambu. “Nas unidades participantes desse projeto, os professores recebem formação sobre Educação Patrimonial, trabalham com as crianças e recebem a comunidade como forma de promover a descentralização da cultura na cidade.”

Roberta de Sá
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/23/escola-do-bom-jardim-recebe-exposicao-que-resgata-producao-de-uva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original