Revista do Idoso está disponível na internet

Publicada em 23/09/2015 às 19:14

Cuidar da cidade também é cuidar de quem já cuidou da gente. Os moradores e visitantes de Jundiaí que ainda não viram a revista oficial da 18º Semana Municipal do Idoso podem conhecer essa publicação, que neste ano teve como tema “Cultivando Memórias”, diretamente na internet ou imprimindo-a em sua própria residência ou escritório.

As políticas públicas e a busca do conceito de envelhecimento ativo são algumas das questões abordadas pela revista, voltada para o crescimento previsto desse segmento da população acima dos 60 anos que atualmente soma mais de 52 mil pessoas.

O ditado que diz “o idoso reúne em si todas as idades” é lembrado como algo que já deveria estimular sua valorização.

Entre os projetos e programas da Prefeitura são mostrados setores variados, como as Rotas Turísticas, a Conservação e Zeladoria da Ponte Torta, o registro do centenário da Romaria de Pirapora, os grupos de unidades de saúde no Parque da Cidade ou o caso do Longevitá, os jardins temáticos do Botânico, os Jogos Regionais do Idoso, os projetos de memória do Centro de Educação Ambiental ou do Museu Histórico, as experiências da Biblioteca Pública, o conceito do Urbanismo Caminhável, o trabalho com teatro de idosos, a presença de idosos no Centro de Línguas e, claro, as atividades do Centro de Convivência do Idoso (Criju).

SAIBA MAIS SOBRE A COORDENADORIA DO IDOSO

Outros projetos relatados são espaços do Complexo Fepasa, as rodas de lembranças no Clube 28, a memória de trabalhadores da Argos e a retomada de formato original da Festa da Uva.

Também são citados casos da própria comunidade, como o Circolo Italiano e a Associação Nipo Brasileira, entre outros no setor de migrantes e imigrantes, e também de iniciativas da Cidade Vicentina, da Banda São João Batista ou do Sebo Jundiaí. Também estão presentes alguns exemplos de como os idosos preservam a memória dos bairros e ainda tiram frases de efeito como no caso de Irami Piola, que lembrou de características da Vila Arens e notou que em algumas coisas parece que “a tecnologia melhorou para pior”, como definiu sem perder o humor.

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/23/revista-do-idoso-esta-disponivel-na-internet/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original