Estação Juventude: inscrições abertas para oficinas gratuitas

Publicada em 25/09/2015 às 15:14

A Coordenadoria da Juventude abriu, nesta sexta-feira (25), as inscrições para diversas oficinas gratuitas no site do Estação Juventude (EJ). As atividades são um meio para que os jovens possam ingressar no mercado de trabalho em diferentes áreas.

“A programação é toda pensada para atender as necessidades dos jovens. Desde a inauguração do programa em abril, abrimos diversas pesquisas de opinião para que a juventude pudesse decidir a programação e grade de horários das oficinas, além das atividades itinerantes, que são desenvolvidas em outros espaços públicos e nos bairros”, disse a titular da Coordenadoria, Narrinam Camargo.

LEIA TAMBÉM
Esef abre inscrições para vestibular 2016
Seguem abertas inscrições para Programa Jovens Instrumentistas
2ª Feira de Profissões e Cultura chega ao São Camilo neste sábado (26)

Arte, esporte, música e moda: oficinas para todos os gostos no Estação Juventude

Arte, esporte, música e moda: oficinas para todos os gostos no Estação Juventude

O calendário de outubro do EJ se inicia na sexta-feira (2) com uma atração internacional. A rapper espanhola Indee Styla vai ministrar um workshop danças urbanas, às 11h. O local será definido na próxima semana e divulgado na página da Coordenadoria da Juventude no Facebook. A artista também vai se apresentar na Feira da Amizade, que vai ter abertura oficial nesta sexta-feira (25), às 18h, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), e prossegue nos dias 26 e 27 de setembro, e 2, 3 e 4 de outubro, com entrada gratuita.

No domingo (4), às 16h, a programação continua com a oficina “A que lugar pertenço?”, que vai levantar práticas e reflexões do processo criativo dos participantes, discutindo temas como globalização e participação no espaço público, de uma forma descontraída e envolvendo a linguagem artística. São 15 vagas.

Na sexta-feira (9), a oficina “Indumentária Criativa” ganha espaço no Estação Juventude. O objetivo é a confecção de novas vestimentas partindo da reutilização de peças pessoais dos participantes. A atividade prossegue nos dias 16, 23 e 30 de outubro, sempre das 15h às 18h. Quinze vagas estão disponíveis.

A oficina de fanzines (revista para fãs), “Da contracultura à era da comunicação”, terá dois encontros por turma. Um grupo será nos dias 10 e 17 de outubro, e outro em 24 e 31, sempre das 10h às 12h. A atividade vai fazer um breve retrospecto da história do formato, com um paralelo na história do jornalismo. Além disso, os participantes poderão criar um fanzine, a partir das técnicas apresentadas. São 10 vagas por turma.

Já nos dias 15 e 16 de outubro, das 14h às 18h, a atividade de Serigrafia, “Da matriz à impressão da estampa”, será realizada. A oficina vai apresentar desde a montagem da tela de silkscreen até a impressão em diferentes tipos de tecido. A atividade continua nos dias 22 e 23 com a segunda turma, e 29 e 30, com a terceira. São oito vagas cada.

Estação Juventude fica no Complexo Fepasa

Estação Juventude fica no Complexo Fepasa

Com exercícios práticos, a oficina “Criação de Bijuteria em Papel Machê”, vai apresentar o uso da massa de papel machê, até a fabricação de bijuterias com a matéria-prima. Para isso, é preciso que os participantes levem imagens sobre peças que gostariam de trabalhar. A atividade continuada será nos dias 15, 16, 22 e 23, sempre às 10h.

O esporte também terá vez no Estação Juventude. No dia 17 de outubro, das 10h às 12h, vai ocorrer a oficina “Prática de Slackline”, que vai mostrar, com atletas profissionais e professor, as técnicas utilizadas na modalidade. São 40 vagas.

Com dois encontros, a oficina “Marcenaria criativa” também dá oportunidade para quem pode participar das atividades somente nos finais de semana. O sábado (17) e domingo (18) são datas para a atividade, que vai criar móveis práticos a partir da reutilização de materiais como madeiras (pallets). São 10 vagas disponíveis. Os menores de 18 anos devem levar uma autorização assinada por pais ou responsável legal.

Inscrições
Os jovens de 15 a 29 anos que tiverem interesse em participar devem preencher a ficha de inscrição no portal da Coordenadoria. A confirmação da matrícula será enviada pelo órgão através do e-mail cadastrado pelo participante.

Todas as atividades que estão com as inscrições abertas serão no Estação Juventude (avenida União dos Ferroviários, nº 1.600, Complexo Fepasa), exceto o workshop da dança, que ainda não tem local definido. Mais informações nos telefones 4587-1000 ou 4582-5523.

Veja Mais

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação e Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/25/estacao-juventude-abre-inscricoes-para-diversas-oficinas-gratuitas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original