Jundiaí amplia ações no Dia Internacional do Idoso

Publicada em 30/09/2015 às 18:19

Um balanço satisfatório da 18ª Semana do Idoso e a capacitação intensiva de servidores e concessionários em outubro são alguns dos elementos da Prefeitura de Jundiaí para o Dia Internacional do Idoso, nesta quinta-feira (1º).

Mais de 5 mil moradores participaram das mais de 70 atividades da 18ª Semana Municipal do Idoso, em setembro, que envolveram os mais diversos setores da administração pública, como educação, saúde, esportes, assistência social, cultura e outros. O alcance de forma indireta é estimado em 15 mil pessoas.

LEIA TAMBÉM
Feira celebra ecos da Semana do Idoso

Baixe a revista da 18ª Semana do Idoso na íntegra

De acordo com a avaliação da Coordenadoria do Idoso, órgão vinculado ao Gabinete do Prefeito, a participação simultânea de diversas secretarias e a descentralização de atividades nos bairros aponta para um enraizamento do tema na comunidade, que vive a perspectiva de aumento da população acima de 60 anos nos próximos anos (hoje acima de 52 mil pessoas).

Uma capacitação intensiva de servidores e concessionários está marcada para 19 de outubro, em parceria com a Escola de Governo e Gestão do Município (EGGMJ). São 140 vagas no período da tarde focado em serviços, incluindo técnicos de transportes e de suas concessionárias, e outras 84 vagas no período noturno focado em educação esportiva.

A principal convidada do evento é a antropóloga Andrea Lopes, da Universidade de São Paulo (USP), doutora em educação na área de gerontologia com passagens pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), University of Southern California (USC) e Max Planck Institute for Human Development (MPIB-Berlin). Um de seus focos é o conceito do envelhecimento ativo.

Tanto a realização intersetorial da Semana do Idoso quanto a capacitação fazem parte das recomendações da etapa municipal da 8ª Conferência Nacional do Idoso, no ano passado. O direito do idoso ser atendido por pessoas com conhecimento sobre o processo de envelhecimento humano está previsto também no Estatuto do Idoso.

O tema também deve estar entre as reflexões envolvidas na proposta preliminar de cidade que será apresentada no 2º Fórum do Plano Diretor Participativo neste sábado (3).

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/30/jundiai-amplia-acoes-no-dia-internacional-do-idoso/