‘Traffic calming’ dá mais segurança ao trânsito em Jundiaí
Publicada em 07/10/2015 às 15:15Promover a redução da velocidade no trânsito sem causar impactos é mais uma das propostas pela Prefeitura de Jundiaí. Por meio do “traffic calming” medidas planejadas são realizadas, a fim de aplicar formas eficientes de um trânsito seguro.
As secretarias de Transportes e Planejamento e Meio Ambiente já aplicaram o método no Jardim Brasil com sucesso. O “traffic calming” é uma tendência mundial que acalma o trânsito, utilizando técnicas que levam em conta a segurança e circulação dos pedestres, motoristas e ciclistas.
LEIA TAMBÉM
Parque Corrupira vai receber festa gratuita no dia 12
Semana do Trânsito: 18 mil pessoas são conscientizadas
Caravana Cultural no Dia da Criança agita Parque da Cidade
“Por conta de novos empreendimentos no Jardim Brasil, o local perdeu a característica residencial. Portanto, como medida compensatória, dois pontos foram obstruídos e deram lugar ao paisagismo e ao urbanismo, com a implantação de uma pequena praça. Além disso, três pontos de calçadas receberam alargamento. O intuito é restringir o tráfego de passagem no bairro, priorizando o fluxo dos pedestres e ciclistas”, explica o diretor de Trânsito, Rogério Alves.
Além dessas medidas já utilizadas em Jundiaí, a técnica ainda visa o uso de rotatórias, estreitamento de pistas, implantação de canteiros centrais, inversão de sinalizações, mudanças de preferência, dentre outros, como forma de melhorar o trânsito.
Novos acessos
Uma das principais vias da região central da cidade, a avenida Antonio Segre, vai finalmente ganhar um acesso direto para a avenida Nove de Julho e rua do Retiro no sentido entre o Centro Histórico e a região da Ponte de Campinas, com semáforo de entrada na rua São Lázaro.
A medida, que faz parte do projeto-piloto de requalificação de miolo de bairro que está sendo implantado pela Prefeitura de Jundiaí, no Jardim Brasil, vai reduzir parte do tráfego centro-bairro atualmente direcionado para a rotatória da avenida Antonio Frederico Ozanan. Para isso as saídas do bairro devem receber ampliação de passeio público e toques de paisagismo (“traffic calming”) para valorizar pedestres e evitar a entrada de veículos pela contramão.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
11/01/2025
Teste de adequação viária visa desafogar o trânsito no viaduto Sperandio Pelliciari
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
Baixe as fotos desta notícia na resolução original