Jundiaí tem 5ª maior nota com melhor oportunidade de educação

Publicada em 13/10/2015 às 16:56

Jundiaí conquistou a quinta maior nota do país no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), novo indicador que mostra quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que residem no local. Das 25 cidades com melhor classificação, o município é o que tem maior número de habitantes (401.896).

LEIA MAIS
Cijun é destaque nacional como prestadora de serviço governamental

Essa não é a primeira vez que Jundiaí é destaque quando o assunto é Educação

Essa não é a primeira vez que Jundiaí é destaque quando o assunto é Educação

O IOEB foi divulgado nesta quarta-feira (7) pelo Centro de Liderança Pública e recebe apoio de instituições como a Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho e Instituto Península. O indicador foi desenvolvido por Reynaldo Fernandes, também criador do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal dado de avaliação da educação no País.

A média alcançada foi 5,6, acima da média do Estado de São Paulo (5,1) e do Brasil (4,5). Outras doze cidades tiveram a mesma pontuação e a primeira colocada foi Sobral, no Ceará, com 188.233 habitantes e índice 6,1. Na sequência do ranking aparecem com nota 5,9 as cidades de Groairas (CE), Porteiras (CE) e Centenário (RS) com, respectivamente, 10.228, 15.061 e 2.965 habitantes. Entre as capitais a primeira colocada é a cidade de São Paulo, com 4.8.

O IOEB, que pode variar de 0 a 10, mostra a qualidade das oportunidades educacionais oferecidas pelo conjunto de ensino público e privado. A média é composta por componentes como: Ideb (2013) nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, taxa líquida de matrícula do Ensino Médio, taxa de atendimento na educação infantil, escolaridade dos professores, número médio de horas aula/dia e experiência dos diretores.

Frutos
Essa não é a primeira vez que Jundiaí é destaque quando o assunto é Educação. Em 2013, o município alcançou, no IDEB, nota 6,7 referente aos anos iniciais (5º ano) do Ensino Fundamental. O resultado foi superior ao obtido em 2011, quando a cidade alcançou 6,3. A média da cidade foi maior do que a do País, que teve nota 4,9. Nos anos finais (9º ano), a nota obtida por Jundiaí em 2013 foi 4,7, também superior aos 4,3 de 2011.

Com esses resultados, a Prefeitura confirma sua preocupação com a qualidade da oferta de melhor ensino na cidade. Desde 2013, a administração municipal, além de investir em formação para os profissionais, investiu na melhoria da merenda escolar, que passou a ser mais variada e balanceada, e na infraestrutura das escolas. O ano passado, pela primeira vez, a Prefeitura entregou kits completos de uniforme escolar para todos os alunos da Pré-Escola ao Ensino Fundamental. Os cerca de 32 mil estudantes da rede municipal, incluindo os de escolas contratadas e instituições conveniadas, também receberam materiais escolares. Atualmente, a rede é composta por 110 Emebs.

“A gente recebe esta informação com satisfação, já que a Educação é nossa prioridade máxima. Todos os investimentos são no sentido de melhorar ainda mais a qualidade e valorizar os profissionais envolvidos nesta área”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi.

Os números positivos mostram que a Educação em Jundiaí está no rumo certo. O crescimento é resultado de um trabalho em equipe, em que professores, diretores e servidores da Educação compreenderam as mudanças implementadas. Estamos felizes e sabemos que o desafio, agora, é seguir crescendo”, acrescentou.

“Esse novo indicador é importante porque não se baseia em resultados medidos por avaliações externas de alunos, mas em oportunidades de atendimento, inclusive em educação infantil, permanência e condições de acolhimento dos sistemas. Um dos aspectos fundamentais foi a formação dos profissionais da educação e a relação hora/dia do trabalho do professor. Como Jundiaí, além de outras iniciativas, aplicou a lei do 1/3 de atividade extraclasse, este fator é preponderante”, comenta o secretário de Educação, José Renato Polli.

Pedro: A gente recebe esta informação com satisfação, já que a Educação é nossa prioridade máxima

Pedro: A gente recebe esta informação com satisfação, já que a Educação é nossa prioridade máxima

Confira a lista com as 25 cidades com melhor Ioeb

1º lugar – Sobral (CE) – 6,1
2º lugar – Groairas (CE) – 5,9
2º lugar – Porteiras (CE) – 5,9
2º lugar – Centenário (RS) – 5,9
5º lugar – Novo Horizonte (SP) – 5,8
5º lugar – Bom Sucesso do Sul (PR) – 5,8
7º lugar – São Domingos das Dores (MG) – 5,7
7º lugar – Paranapuã (SP) – 5,7
7º lugar – Monte Castelo (SP) – 5,7
7º lugar – Brejo Santo (CE) – 5,7
7º lugar – Picada Café (RS) – 5,7
7º lugar – Dom Silvério (MG) – 5,7
13º lugar – Antônio Carlos (SC) – 5,6
13º lugar – Birigui (SP) – 5,6
13º lugar – Fartura (SP) – 5,6
13º lugar – Atibaia (SP) – 5,6
13º lugar – Cajobi (SP) – 5,6
13º lugar – Senhora dos Remédios (MG) – 5,6
13º lugar – Araponga (MG) – 5,6
13º lugar – Junqueirópolis (SP) – 5,6
13º lugar – Santa Rosa da Serra (MG) – 5,6

13º lugar – Jundiaí (SP) – 5,6

13º lugar – Vidal Ramos (SC) – 5,6
13º lugar – Tupi Paulista (SP) – 5,6
13º lugar – Areado (MG) – 5,6

Roberta de Sá
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/13/jundiai-tem-5a-maior-nota-do-ranking-de-cidades-com-melhor-oportunidade-de-educacao/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original