Urbanismo Caminhável é tema de palestra na Fatec

Publicada em 13/10/2015 às 18:05

A experiência com o programa Urbanismo Caminhável da Prefeitura de Jundiaí será tema de palestra nesta quinta-feira (15), às 16h. A ação faz parte da Semana de Tecnologia 2015 da Fatec Ary Fossen (vinculada ao Centro Paula Souza), no Complexo Fepasa.

De acordo com a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, o programa ainda terá neste ano a instalação de um segundo parklet, a conclusão de um manual de intervenções urbanas e, provavelmente, a edição de um decreto sobre os critérios para iniciativas da comunidade e da iniciativa privada.

LEIA TAMBÉM
Delegados do Plano Diretor fazem capacitação

‘Traffic calming’ dá mais segurança ao trânsito em Jundiaí
Prefeito entrega 53 matrículas e realiza sonhos no Alto da Malota

Parklet: experiência inovadora

Parklet: experiência inovadora

A palestra vai contar com o coordenador de projetos urbanos da pasta, Décio Pinheiro Pradella, e da arquiteta Thaísa Froes, do coletivo formado também pelo Instituto Mobilidade Verde, Zoom Urbanismo e Contain (it).

Entre os principais legados do Urbanismo Caminhável estão aspectos como os testes colaborativos para intervenções como os bancos e mesas “disputados” por moradores no calçadão e no Largo da Matriz, além do primeiro parklet em cidades médias do País, na rua do Rosário.

Mobiliário urbano colaborativo foi um dos mecanismos testados

Mobiliário urbano colaborativo foi um dos mecanismos testados

Centro de Memória
O evento também vai abrigar o lançamento do novo portal do Centro de Memória, unidade do Museu Histórico e Cultural que também funciona no Complexo Fepasa, previsto para esta quarta-feira (14) às 11h15.

Neste mesmo dia, Gilson Pichioli, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, faz palestra às 19h15 sobre logística multimodal de cargas baseada em contêineres ferroviários.

Plano Diretor
A palestra sobre estudos de caminhabilidade na tarde de quinta-feira (15) não é um fenômeno isolado do interesse que o urbanismo tem provocado nos meios acadêmicos em Jundiaí. Na semana anterior, estudantes de arquitetura da Unip receberam palestra da secretária Daniela da Camara Sutti sobre o atual e inédito processo do Plano Diretor Participativo na cidade.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/13/urbanismo-caminhavel-e-tema-de-palestra-na-fatec/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original