Simpósio de Educação: abertura reúne mais de mil
Publicada em 15/10/2015 às 14:00Cerca de mil educadores se reuniram, na noite da última quarta-feira (14), véspera do Dia dos Professores, para a abertura do 3º Simpósio de Educação de Jundiaí. O evento, no Teatro Polytheama, contou com a presença do educador espanhol Miguel Gonzales Arroyo. A programação continua até esta sexta-feira (16).
LEIA TAMBÉM
Jundiaí é ‘muito efetiva’ para Tribunal de Contas
Educação abre inscrição de professores para escala rotativa
Neste ano, o tema abordado é “Currículo e a reinvenção da escola”. “É um assunto que já vem sendo tratado e que será debatido nos três dias de evento, de diversas maneiras. É mais uma oportunidade de formação. O simpósio, novamente, também será um momento importante de congraçamento, um momento especial de fechamento do ano”, explicou o secretário de Educação, José Renato Polli.
Prestigiando a cerimônia de abertura, o prefeito Pedro Bigardi, acompanhado do vice-prefeito, Durval Orlato, também destacou a importância da atividade, que registrou 2.500 inscritos. “Pelo terceiro ano, a Educação proporciona esse momento de reflexão, de troca de experiências, essa oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos. Estamos felizes com o que vem sendo desenvolvido pela equipe, com a qualidade da rede. Jundiaí é referência e está sendo reconhecida nacionalmente. Somos a quinta maior nota no índice que mede a qualidade das oportunidades educacionais. Isso é motivo de orgulho.”
Palestra
Após a apresentação do espetáculo “Meu mundo, minha casa”, desenvolvida por educadores que integram o Centro da Imaginação e Estudos da Infância “Moinhos de Vento”, o cientista social, mestre em Ciência Política, doutor em Educação e docente emérito da Faculdade de Educação da UFMG, Miguel Arroyo, falou sobre a elaboração do currículo e sobre as crianças e adolescentes que chegam à escola.
“Estão chegando os pobres, os negros, os quilombolas, crianças que nunca chegaram. A função da escola é perguntar qual currículo garantirá o conhecimento a essas pessoas, porque elas têm direito ao conhecimento”, destacou.
A programação do simpósio prossegue nesta quinta (15) e sexta-feira (16), com a realização de 15 minicursos, apresentação de 32 trabalhos desenvolvidos por educadores da rede municipal de ensino e exposição de pôsteres, no Complexo Argos.
Veja Mais
Roberta de Sá
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
18/04/2025
Prefeitura inicia reforma da EMEB da Vila Esperança após dois anos de fechamento
-
17/04/2025
Educação Infantil de Jundiaí recebe formação para uso pedagógico de tablets em sala de aula
-
14/04/2025
Aulas para servidores da Educação reforçam importância do autocuidado e atenção à saúde
-
11/04/2025
Agenda Cultural: fim de semana tem concerto da Orquestra, Cinema de graça, Teatro e muito mais
Baixe as fotos desta notícia na resolução original