Data dos Abertos impossibilita participação de Jundiaí
Publicada em 16/10/2015 às 17:28 A novela envolvendo a organização dos 79º Jogos Abertos do Interior finalmente teve um desfecho. A chamada “Olimpíada Caipira”, que inicialmente seria em Ribeirão Preto, tem como destino final Barretos e vai ser disputada de 31 de novembro a 12 de dezembro. Porém, por conta do calendário esportivo municipal, além de outros fatores envolvendo as equipes que se encontram em fases decisivas de outros campeonatos, Jundiaí anunciou nesta sexta-feira (16) a desistência de participar da disputa.O secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, lamentou a ausência e frisou a importância dos Jogos Abertos para o esporte do interior. “É muito triste ver uma competição, que tem por objetivo promover a integração entre os municípios e incentivar a prática esportiva, não conseguir atingir seu propósito. Com a nova data, diversas cidades terão dificuldades em participar desta edição”, comentou Cristiano, que lembrou o ótimo desempenho da cidade nos Jogos Regionais. “Estávamos prontos para encarar esse novo desafio com nossas equipes, depois de fazermos um ótimo Regionais. Infelizmente, por conta de conflitos de agendas, equipes que estão disputando fases finais de campeonatos, funcionários que já planejaram férias e outras atividades para o período dos Jogos, nós seremos um dos municípios que não vão conseguir participar desse evento tão importante para o esporte”, concluiu Cristiano.
LEIA TAMBÉM
BMX: equipe conquista bons resultados na Copa Vale
Prefeito recebe dirigentes e pede paz nos centros esportivos
Festival de Futebol Sub 9 agita Centro Esportivo da Vila Comercial
Em Comunicado Oficial emitido nesta quinta-feira (15), a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo decidiu, em função da mudança de datas e agendas de competições das modalidades e das federações, que somente na edição dos Jogos de 2015, aqueles que optarem por não participar, não receberão nenhum tipo de punição e que a decisão não afetará em nada para a participação nos próximos anos. “Tendo em vista os problemas financeiros dos municípios do estado de São Paulo para participar dos Jogos Abertos, estamos alterando o regulamento e abolindo, apenas para este ano, o artigo 12 do mesmo. Com isso, os municípios não serão punidos caso não confirmem a participação nos 79º Jogos Abertos“, informou o documento.
O diretor de Esportes, João Guilherme Maffia, falou sobre a necessidade de uma reforma no sistema de competições dos Regionais e Abertos. “Os dirigentes dos Jogos devem, a partir dos acontecimentos recentes e dos problemas detectados, repensar a organização da competição, assim como seu regulamento e formato, uma vez que há muita dificuldade em realizar um evento desse porte, levando-se em consideração a disposição de equipes, cidades participantes e c cidades sedes”, explicou Maffia.
Entenda o caso
Após ser barrada por decisão da Justiça de paralisar as aulas e utilizar as escolas como alojamento para as delegações visitantes, Ribeirão Preto abriu mão oficialmente de sediar os Jogos Abertos do Interior, decisão anunciada apenas um mês antes da data programada para as disputas (de 26 de outubro a 7 de novembro).
A determinação foi do juiz Paulo César Gentile, que atendeu ação civil pública do promotor Ramon Lopes Neto. As tentativas da cidade de suspender a liminar foram todas indeferidas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e, caso Ribeirão utilizasse as escolas como alojamentos dos mais de 20 mil atletas, contrariando a decisão judicial, seria cobrada uma multa diária de 50 mil reais.
Assim, a Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude foi obrigada a encontrar outra sede, optando por Barretos, mas em uma nova data (de 31 de novembro a 12 de dezembro).
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
10/01/2025
Aluguel de bicicletas no Parque da Cidade estende atendimento durante as férias
-
08/01/2025
Prefeito propõe investimento no esporte e celebra conquistas históricas
-
04/01/2025
Prefeito realiza visitas técnicas e avalia demandas em saúde, esporte e inovação em Jundiaí
-
03/01/2025
No primeiro fim de semana de janeiro, equipamentos culturais e parques ficam abertos ao público
Baixe as fotos desta notícia na resolução original