Prefeito exalta fé e devoção de peregrinos na romaria em Jundiaí
Publicada em 17/10/2015 às 21:20Os primeiros raios de sol, ainda explodiam no horizonte para anunciar a chegada de mais uma linda manhã de primavera, e romeiros de Jundiaí e região já se concentravam nas proximidades da Igreja da Varginha (comunidade de Santa Cruz), para mais uma jornada de fé. Era a largada para 44ª Romaria Diocesana Mista do Bom Jesus de Pirapora, que deixou Jundiaí neste sábado (17), com destino à Pirapora do Bom Jesus.
Logos após a bênção do diácono Antônio Penteado Siqueira, ao menos 1,2 mil pessoas, montadas em cavalos ou a bordo de charretes, seguiram na marcha de aproximadamente 40 quilômetros até o Santuário do Senhor Bom Jesus de Pirapora. O retorno da comitiva está previsto para as 16h deste domingo (18).
MAIS
Fiéis de todas as idades participam de romaria em Jundiaí
Prefeito Pedro Bigardi celebra as raízes italianas em Jundiaí
O prefeito Pedro Bigardi, assim como todos anos, esteve na região do Santa Clara para prestigiar a saída da romaria e desejar boa viagem aos peregrinos. “A cidade muda, ganha status de grandeza, mas a tradição e a fé da população de Jundiaí são mantidas. Fico maravilhado de ver todas essas pessoas, que motivados pela devoção participam desta grande romaria como forma de agradecimento pela vida e à Deus”, exalta Pedro Bigardi.
Atento aos detalhes, o prefeito desejou que a Romaria Mista cada vez mais traga fiéis e simpatizantes ao longo dos anos. “Espero que se torne um evento centenário, como outras romarias que acontecem ao longo do ano em Jundiaí. Estarei sempre à disposição para contribuir para o sucesso deste evento que reflete toa a fé da sociedade”, comenta.
O prefeito ainda agradeceu o empenho da comunidade, dos organizadores e o trabalho dedicado da diretoria de Operações de Trânsito, ligada à Secretaria de Transportes, do secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos César Brunholi, e da Guarda Municipal.
O secretário Marcos César Brunholi também esteve presente à saída da 44ª Romaria Diocesana Mista e destacou a importância de seu significado para a cidade. “Faz parte da cultura de Jundiaí, da cultura do homem do campo, do agricultor, que são motivados pela fé. É um marco religioso e de total integração familiar”, definiu.
A Romaria Mista Diocesana do Bom Jesus de Pirapora foi criada em 11 de outubro de 1972 e acontece anualmente, sempre no mês de seu aniversário.
“A romaria é a legitimidade a fé. A cada ano vemos o evento crescer. Recebi ligações de romeiros de Hortolândia, que pela primeira vez estão aqui. Fiéis de Itupeva, Itatiba, Jarinu, Campo Limpo marcam presença. Muitos deles ficam à espera na estrada e depois que a saída acontece daqui engrossam a comitiva”, lembra o presidente da Fundação Romaria Mista do Bom Jesus de Pirapora, Hilário Mucci.
Ivan Lopes
Fotos: Paulo Grégio
-
15/11/2024
Novo Canil da GM reforça a segurança e agrada moradores
-
14/11/2024
Gestores fazem vistoria final no CIES antes da entrega
-
02/06/2024
Segurança reforçada: Jundiaí inicia instalação de 175 novas câmeras
-
22/05/2024
Prefeitura de Jundiaí em destaque na Brasil Log 2024
Baixe as fotos desta notícia na resolução original