2º Congresso de Saúde Bucal começa nesta quarta-feira (21)

Publicada em 20/10/2015 às 15:12

Com uma cerimônia especial, começa nesta quarta-feira (21), às 19h30, o 2º Congresso de Saúde Bucal de Jundiaí, realizado pela Secretaria de Saúde. A solenidade de abertura vai contar com a participação de autoridades e palestras de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, lembra que uma das diretrizes da atual administração é ampliar a Estratégia e Saúde da Família (ESF), o que inclui a ampliação das equipes de saúde bucal presentes na atenção básica. E o objetivo do congresso é justamente valorizar os profissionais da saúde bucal, além de qualificar o atendimento para a população.

LEIA TAMBÉM
Envelhecimento da comunidade é tema de palestras
Saúde faz campanha de prevenção à tuberculose em novembro

No ano passado, congresso reuniu profissionais de toda a região

No ano passado, congresso reuniu profissionais de toda a região

“Esse evento possibilita a interface entre as políticas públicas e os profissionais que na ponta, têm contato direto com o paciente”, ressalta o secretário. O evento segue até sexta-feira (23) e vai ser realizado no auditório do Ciesp (av. Navarro de Andrade, s/nº, Vila Hortolândia).

O congresso é aberto aos profissionais dos municípios da região. No ano passado, o evento recebeu participantes de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, entre outros. “Um dos destaques da programação é 1º Encontro de Coordenadores de Saúde Bucal dos municípios que fazem parte do Conselho dos Gestores Regionais de Jundiaí”, destaca Casarin.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

O destaque da abertura são as palestras da coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Rozângela Camapum, que vai falar sobre o cenário nacional da saúde bucal, e da coordenadora da área técnica em Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde, Fernanda Tricoli, que vai debater as perspectivas no Estado de São Paulo.

Rede
Em Jundiaí, o setor de saúde bucal prioriza, na atenção básica, o atendimento de crianças e adolescentes, gestantes, idosos, pessoas com necessidades especiais e portadores de doenças crônicas
. Além da atenção básica, que está presente em 28 das 37 unidades de saúde, o setor conta ainda com a atenção secundária no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e promove campanhas preventivas nas escolas e também visitas domiciliares no caso de pacientes de pouca mobilidade.

Na atenção terciária (de urgências e emergências), o setor também conta com equipes no pronto-atendimento PA Central 24 Horas e está com espaços reservados no novo sistema descentralizado, começando pela UPA Novo Horizonte.

Niza Souza
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/20/2o-congresso-de-saude-bucal-comeca-nesta-quarta-feira-21/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original