Saúde faz campanha de prevenção à tuberculose em novembro

Publicada em 20/10/2015 às 14:51

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí, da Secretaria Municipal de Saúde, promove de 3 a 16 de novembro, mais uma campanha de prevenção da tuberculose, alusiva ao Dia Nacional do Combate à Tuberculose, celebrado em 17 de novembro. Neste período, as unidades de saúde nos bairros e a equipe responsável pelo Programa Municipal de Controle Contra Tuberculose vão intensificar a busca ativa por pacientes com sintomas da doença na cidade.

Segundo a médica Sandra Ervolino, responsável pelo Programa, esta é a segunda campanha neste ano – a primeira foi em março – e o objetivo é chamar a atenção da população e identificar pacientes com sintomas para fazer o diagnóstico precoce, evitando a forma mais grave da doença e os casos de morte. “Quanto antes a doença for diagnosticada, maior a chance de sucesso do tratamento e menos gente ficará exposta. Apesar de grave, a tuberculose tem cura”, frisa Sandra.

A médica destaca ainda que, além das campanhas, os exames de tuberculose podem ser feitos durante o ano inteiro, em toda a rede municipal de saúde. O principal sintoma da doença é a tosse persistente por mais de duas semanas. Outros sintomas são febre, suor noturno, falta de apetite, perda de peso e fraqueza. “Em caso de suspeita, é só procurar uma unidade de saúde e solicitar o exame”, explica a médica.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí é ‘muito efetiva’ para Tribunal de Contas
Envelhecimento da comunidade é tema de palestras
Alimentação é tema de atividade no Parque da Cidade
2º Congresso de Saúde Bucal começa nesta quarta-feira (21)

Sandra Ervolino: a cidade vem alcançando a meta e melhorando os índices

Sandra Ervolino: a cidade vem alcançando a meta e melhorando os índices

Premiação
As ações intensivas e os altos índices de cura renderam a Jundiaí mais um reconhecimento. A cidade foi premiada, no mês passado, pela Qualidade das Ações de Controle da Tuberculose. A premiação ocorreu durante o Fórum Estadual de Tuberculose 2015, em São Paulo.

A premiação é relativa aos índices do ano passado. Em 2014, foram notificados 79 casos novos da doença na cidade, com 93,7% de cura. O índice alcançado por Jundiaí está bem acima da meta preconizada pelas autoridades sanitárias para a premiação, que é de 85% de cura e 5% de mortes em pacientes novos. Jundiaí teve apenas 3% de mortes.

Nos últimos anos Jundiaí tem atingido a meta e melhorado os índices. Em 2013, o índice de cura foi de 91%. “Só conseguimos alcançar e melhorar as metas graças ao trabalho de todos os profissionais da área da saúde, de toda a rede municipal e particular. Sem eles não há programa que dê resultado. Esse prêmio consolida o trabalho da cidade no combate à doença”, destaca Sandra.

Um aliado importante, segundo a médica, foi o aparelho Gene Expert, que faz o diagnóstico em 24 horas. No teste tradicional, o resultado demora de 45 a 60 dias. Jundiaí foi contemplada com a tecnologia no ano passado. “O teste proporciona o diagnóstico com mais rapidez, o que ajuda na precocidade do tratamento. Com isso, temos maior índice de cura e menos sequelas nos pacientes.”

Outro diferencial de Jundiaí é o trabalho das unidades de saúde (UBSs e ESFs) nos bairros. “Os profissionais da rede fazem o tratamento supervisionado para evitar o abandono, o que infelizmente é comum entre os pacientes com a doença, pois o tratamento é longo”, afirma Sandra.

Apesar dos bons resultados, a médica alerta que a população e os profissionais de saúde precisam continuar atentos. Este ano, de janeiro a outubro, foram diagnosticados 64 novos casos da doença na cidade.

Doença
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa. O principal sintoma é a tosse durante mais de duas semanas, indicando comprometimento pulmonar. Mas outros órgãos podem ser atingidos. Entre os fatores estão condições precárias de moradia, uso excessivo de corticoides (comum em casos de artrite), imunodepressão, tabagismo e até mesmo o trabalho profissional em saúde. A doença exige um período de tratamento que varia de seis meses a um ano, com acompanhamento médico mensal dos pacientes.

Niza Souza
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/20/saude-faz-campanha-de-prevencao-a-tuberculose-em-novembro/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original