‘Crack, É Possível Vencer’ é discutido com diretores de escolas
Publicada em 22/10/2015 às 14:46Diretores de escolas estaduais de Jundiaí participaram, na manhã desta quinta-feira (22), no auditório do 8º andar do Paço Municipal, de um encontro para conhecer diretrizes do Programa “Crack, É Possível Vencer”, criado pelo governo federal. Jundiaí é uma das cidades conveniadas.
O assessor especial do gabinete do prefeito para assuntos de coordenadorias, Vanderlei Victorino, enfatizou que difundir as propostas do programa para desenvolver o trabalho conjunto dentro do eixo cuidado foi a principal meta da reunião. “A propagação dos conceitos do programa é essencial em todas unidades de ensino, inclusive, escolas estaduais que estão dentro do perímetro urbano de Jundiaí. Ajuda na evolução e planificação de trabalho e nas ações compartilhadas”, diz Victorino.
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Diretores de 17 escolas estaduais estiveram nesta quinta-feira (22) no auditório. Dalva de Oliveira Soares da Costa, do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Jundiaí e coordenadora responsável por projetos especiais, comenta que a troca de experiências e avaliações de novas propostas sobre um assunto tão complexo, no caso as drogas, soma aos projetos já desenvolvidos pelo Estado.
“O trabalho em parceria é sempre positivo. Nós, como educadores, temos a prevenção como foco. Identificar os casos, tratá-los junto às famílias e buscar alternativas para oferecer às crianças e jovens são obrigações do ensino. É ao algo que completa a grade curricular”, explica Dalva.
A coordenadora de projetos especiais da Diretoria de Ensino de Jundiaí diz que alternativas por meio do teatro, música, esportes, gincanas e eventos buscam florescer o talento dos jovens são propostas já colocadas em prática nas escolas e que se encaixam no propósito do programa desenvolvido pelo governo federal.
O Conselho Municipal Antidrogas (Comad), formado por representantes das secretarias de Saúde, Educação, Esportes e Lazer, Guarda Municipal e Gabinete do Prefeito, discute, leva propostas e a cada dia aumenta o raio de ação, além de buscar parceiros fora das esferas públicas para que o trabalho possa ser difundido e crescer.
O Conselho é dividido em eixos (cuidado, prevenção e autoridade) e cada secretaria atua dentro de sua especialidade. Os diretores das escolas estaduais conheceram durante a reunião as funções e finalidades de cada uma das frentes de trabalho.
Ivan Lopes
Fotos: Paulo Grégio
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