Jundiaí realiza 1º Seminário de Economia Solidária
Publicada em 24/10/2015 às 17:36A Coordenadoria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda promoveu, neste sábado (24), o 1º Seminário de Economia Solidária de Jundiaí: Protagonismo das pessoas gerando desenvolvimento econômico justo e sustentável”, com o apoio da Câmara Municipal e Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários). Palestras e experiências de economia solidária marcaram o evento, que contou com a participação de associações, cooperativas, coletivos e vários segmentos da sociedade civil interessados no tema. O próximo passo será a criação e uma legislação municipal para regulamentar o programa na cidade.
LEIA MAIS
Obras viárias vão desafogar trânsito na região Sul
Segundo o titular da Coordenadoria do Trabalho, Emprego e Renda, José Vitor Machado, o seminário faz parte das ações de implantação do programa na cidade. “O seminário é o primeiro passo para o fórum que definirá o marco regulatório para a implantação da Economia Solidária em Jundiaí.”
O vereador Gerson Sartori destacou a importância de promover o debate sobre o tema. “Este evento contribui para avançarmos no debate sobre Economia Solidária na cidade a fim de esclarecer a população e estimular para que participe deste programa de geração de trabalho e renda.”
Presente em várias cidades brasileiras, o programa Economia Solidária representa 1% do Produto Interno Bruto (PIB). “A Economia Solidária é um movimento que vem crescendo no mundo e se propagando através de vários empreendimentos em que o trabalhador é o protagonista. Para a Unisol é um prazer participar deste evento e ver que Jundiaí está disposta a fazer parte deste movimento”, disse Cristiano Basile, representante da Unisol.
Experiência local
A padeira Eunice Pereira Carlos, de 59 anos, levou experiência de Economia Solidária ao seminário. Há um ano e meio, ela e mais nove pessoas, trabalham na produção de pães artesanais que são vendidos para mercados, bufês, e moradores do bairro da Vila Hortolândia, onde vivem. A produção é feita no Centro Comunitário do bairro e a renda é dividida igualmente entre os trabalhadores. “A gente tira cerca de R$ 300 por quinzena, nossa intenção é aumentar a produção e a renda”, afirmou.
Sobre o seminário, Eunice apoiou a iniciativa. “É um evento importante para esclarecer as pessoas sobre o que é Economia Solidária e as possibilidades que pode trazer através das experiências aqui apresentadas.”
A programação contou com palestras de Sandra Faé, secretária adjunta do Trabalho do município de São Paulo; Leonardo Pinho, coordenador da Unisol; Valdecir Aparecido Viana, da Cooperativa Reciclamp. Na segunda parte foram destacadas iniciativas locais promovidas pela Associação de Moradores da Comunidade do Jardim São Camilo, Grupo de Catadores União Eva, Padaria Comunitária Hortolândia, Coletivos Hip Hop Jundiaí, além de experiências voltadas à agricultura familiar.
Marcaram presenta no evento o secretários: de Assistência e Desenvolvimento Social, Rodrigo Mendes Pereira; de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti; de Relações Institucionais, Liraucio Tarini; o superintendente da Dae, Jamil Yatin; e a vereadora Marilena Negro.
Viviane Rodrigues
Fotos: Alessandro Rosman
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
10/05/2024
Prefeito destaca economia forte de Jundiaí na abertura da Feira de Panificação
-
10/05/2024
Parque da Cidade recebe 900 alunas da ginástica para comemorar Dia das Mães
-
24/04/2024
Jundiaí assina acordo de cooperação com a cidade de Lanxi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original