Diálogo marca reunião da Semads com rede socioassistencial
Publicada em 29/10/2015 às 15:11A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) promoveu, nesta quinta-feira (29), na sede da Cúria Diocesana de Jundiaí, a reunião com a rede socioassistencial do município, formada por serviços públicos e entidades privadas conveniadas que prestam atendimento de assistência social em Jundiaí.
O objetivo do encontro, segundo o secretário da Semads, Rodrigo Mendes Pereira, é promover o diálogo entre os integrantes da rede. “A ideia é identificar e diagnosticar os problemas e ouvir as propostas no sentido de avançarmos na construção de políticas públicas na área da assistência social no município”, disse Rodrigo.
LEIA TAMBÉM
Envelhecimento da comunidade é tema de palestras
‘Crack, É Possível Vencer’ promove reencontro de casal
O secretário aposta no fortalecimento da rede por meio da criação de um espaço permanente para o debate que nasce a partir do encontro. “Estamos criando esse espaço para o debate de questões de operacionalização da rede, que é a responsável pela execução dos serviços prestados à população. Este espaço também pretende resgatar a identidade da rede para que todos se sintam integrados.”
Segundo Rodrigo, é importante resgatar a parceria com as instituições. “Dentro da rede existem serviços setorizados que formam o todo, ou seja, um serviço depende do outro e compartilha do mesmo objetivo, que é proteger as pessoas e as famílias em risco e vulnerabilidade social”, justificou.
Debate
A primeira reunião contou com adesão maciça das entidades conveniadas e unidades públicas. Após abertura, os participantes se dividiram em grupos para debater responsabilidades, avanços e desafios da assistência social no município.
Representantes da Associação de Acolhimento Bom Pastor, Luiz Micai e Katia Gutierre, destacaram a importância do encontro. “Acreditamos que essa abertura para o diálogo é importante para todas as instituições, se somos parceiros temos que estar juntos. Este elo entre o poder público e as entidades é fundamental”, afirmou Kátia.
Lucilene Silva, da Casa Santa Marta, também elogiou a iniciativa. “Isso cria um espaço para discutir as necessidades de cada serviço e o direcionamento do usuário a cada um deles de acordo com sua necessidade. Também é um momento para refletirmos sobre as necessidades e aprendermos um com o outro, a troca de experiências é sempre boa e quem sai ganhando são os próprios usuários.”
No próximo encontro, agendado para o dia 26 de novembro, os agentes públicos e privados da rede socioassistencial vão debater e definir coletivamente as prioridades para o aprimoramento da política municipal de assistência social, sob o olhar de quem operacionaliza os serviços de proteção social básica e especial à população em risco e vulnerabilidade social.
Viviane Rodrigues
Foto: Cleber de Almeida
-
17/12/2021
Famílias do São Camilo são atendidas pelos serviços sociais e receberão auxílio moradia
-
07/12/2016
CRAS Santa Gertrudes tem apresentação musical do ‘Tocar & Encantar’
-
30/11/2016
Ação preventiva celebra o Dia Mundial da Luta contra a Aids
-
29/11/2016
Centro de Referência da Assistência Social passa a atender em novo endereço
Baixe as fotos desta notícia na resolução original