Diálogo marca reunião da Semads com rede socioassistencial

Publicada em 29/10/2015 às 15:11

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) promoveu, nesta quinta-feira (29), na sede da Cúria Diocesana de Jundiaí, a reunião com a rede socioassistencial do município, formada por serviços públicos e entidades privadas conveniadas que prestam atendimento de assistência social em Jundiaí.

O objetivo do encontro, segundo o secretário da Semads, Rodrigo Mendes Pereira, é promover o diálogo entre os integrantes da rede. “A ideia é identificar e diagnosticar os problemas e ouvir as propostas no sentido de avançarmos na construção de políticas públicas na área da assistência social no município”, disse Rodrigo.

LEIA TAMBÉM
Envelhecimento da comunidade é tema de palestras
‘Crack, É Possível Vencer’ promove reencontro de casal

Encontro teve adesão maciça dos integrantes da rede

Encontro teve adesão maciça dos integrantes da rede

O secretário aposta no fortalecimento da rede por meio da criação de um espaço permanente para o debate que nasce a partir do encontro. “Estamos criando esse espaço para o debate de questões de operacionalização da rede, que é a responsável pela execução dos serviços prestados à população. Este espaço também pretende resgatar a identidade da rede para que todos se sintam integrados.”

Segundo Rodrigo, é importante resgatar a parceria com as instituições. “Dentro da rede existem serviços setorizados que formam o todo, ou seja, um serviço depende do outro e compartilha do mesmo objetivo, que é proteger as pessoas e as famílias em risco e vulnerabilidade social”, justificou.

Debate
A primeira reunião contou com adesão maciça das entidades conveniadas e unidades públicas. Após abertura, os participantes se dividiram em grupos para debater responsabilidades, avanços e desafios da assistência social no município.

Representantes da Associação de Acolhimento Bom Pastor, Luiz Micai e Katia Gutierre, destacaram a importância do encontro. “Acreditamos que essa abertura para o diálogo é importante para todas as instituições, se somos parceiros temos que estar juntos. Este elo entre o poder público e as entidades é fundamental”, afirmou Kátia.

Lucilene Silva, da Casa Santa Marta, também elogiou a iniciativa. “Isso cria um espaço para discutir as necessidades de cada serviço e o direcionamento do usuário a cada um deles de acordo com sua necessidade. Também é um momento para refletirmos sobre as necessidades e aprendermos um com o outro, a troca de experiências é sempre boa e quem sai ganhando são os próprios usuários.”

No próximo encontro, agendado para o dia 26 de novembro, os agentes públicos e privados da rede socioassistencial vão debater e definir coletivamente as prioridades para o aprimoramento da política municipal de assistência social, sob o olhar de quem operacionaliza os serviços de proteção social básica e especial à população em risco e vulnerabilidade social.

Viviane Rodrigues
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/29/dialogo-marca-reuniao-da-semads-com-rede-socioassistencial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original