Comissão cobra ações do governo do Estado na área da saúde

Publicada em 09/11/2015 às 18:44

Gestores de saúde dos municípios da região, que integram a Comissão de Intergestores Regional (CIR), se reuniram na semana passada em Jundiaí. Além da pauta ordinária do encontro, que ocorre mensalmente, o grupo aproveitou para cobrar dos representantes da Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS7) algumas ações do Governo do Estado para a região.

Segundo o secretário de Saúde de Jundiaí, Luís Carlos Casarin, foram levantados três pontos específicos para adequação dos serviços de saúde na cidade. O primeiro é referente à transferência do teto financeiro dos municípios de Itatiba e Morungaba, conforme prevê a alteração do desenho das regiões de Saúde no âmbito da DRS de Campinas, aprovada em 2013. Com isso, Itatiba passou a compor a Região de Saúde Metropolitana de Campinas e Morungaba, de Bragança Paulista.

LEIA TAMBÉM
‘Outubro Rosa’ faz subir em 60% exames de mamografia
Prefeitura realiza encontro municipal de agricultura urbana
Campanha ‘Novembro Azul’ conscientiza sobre saúde do homem

Encontro reuniu gestores de saúde da região

Encontro reuniu gestores de saúde da região

Outra demanda é sobre a adequação do atendimento de partos na região. O secretário explica que Jundiaí é referência na região para atendimento de partos de média e alta complexidade. Entretanto, na reorganização recente da atenção materno-infantil foi definida a transferência dos partos de baixa e média complexidades dos municípios de Várzea Paulista e Jarinu para Campo Limpo Paulista. “Essas mudanças já foram pactuadas e aprovadas, mas na prática não estão ocorrendo”, frisa Casarin.

O terceiro ponto solicitado, por meio de ofício, foi a adequação da oferta dos serviços estaduais de saúde da região de saúde de Jundiaí, especialmente nos serviços estaduais disponíveis na cidade, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e o Hospital Regional. “O compromisso da Secretaria Estadual de Saúde foi adequar as ofertas desses serviços para atender às necessidades da região. Mas a oferta ainda está muito abaixo da demanda.”

Casarin cita algumas especialidades com oferta insuficiente, entre elas cardiologia, cirurgia geral, dermatologia, neurologia, proctologia, acupuntura e nutrição, além de procedimentos complementares, como cateterismo, ecocardiograma, entre outros.

Além disso, o secretário de Saúde de Jundiaí também aproveitou para solicitar, mais uma vez, o repasse dos recursos do programa Santa Casa Sustentável. “Esse compromisso foi firmado há um ano pelo governo estadual, mas até agora não recebemos essa verba, que é fundamental para a cidade e toda a região”, afirmou.

Palestras
A reunião também contou com as palestras dos médicos Lázaro Francisco Perira de Souza, consultor da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, e de Newton Tomio Miyashita, obstetra do Hospital Amparo Maternal. Eles falaram sobre a humanização do parto e o programa Primeiríssima Infância.

Niza Souza
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/09/comissao-cobra-acoes-do-governo-do-estado-na-area-da-saude/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original