Virada Negra: Sesc vai ter debate sobre questão racial

Publicada em 13/11/2015 às 15:57

O Sesc Jundiaí, que também estará repleto de atividades e atrações em reforço à terceira edição da Virada Negra, promoverá na terça-feira (17), às 19h30, uma roda de conversa sobre o tema “Consciência Negra: Desenvolvimento e Cidadania”. O debate será mediado pelo professor Hélio Santos. A Virada Negra é realizada pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Cepppir).

SAIBA TUDO SOBRE A VIRADA NEGRA 2015

Convidado especial: Hélio Santos faz a mediação do debate

Convidado especial: Hélio Santos faz a mediação do debate

O objetivo da roda de conversa é promover um debate sobre a construção da identidade africana e afrobrasileira, além de uma análise das estratégias e práticas para população afrodescendente, voltadas para a educação, economia e consolidação da cidadania do negro no Brasil.

Segundo Hélio Santos, a Virada Negra é uma excelente iniciativa, misturando cultura, cidadania e entretenimento à questão racial. “Estamos em um momento no qual a temática racial está fortemente em evidência, e discutir e refletir sobre a questão é essencial“, afirmou.

Hélio Santos é doutor em Administração pela FEA/USP e consultor na área de Responsabilidade Social e Gestão da Diversidade. É também professor de mestrado em Desenvolvimento Humano na Fundação Visconde Cairu, em Salvador (BA), e presidente do Conselho do Fundo Baobá para a Equidade Racial. Atualmente, Hélio atua ativamente no movimento negro e nas discussões sobre questões raciais no Brasil.

“É um prazer estar de volta a uma região rica historicamente”, afirmou o professor, que já morou em São Paulo e foi professor da PUC-Campinas.

Virada Negra
O evento gratuito terá abertura oficial na quinta-feira (19), às 19h30, na igreja Nossa Senhora do Desterro, no Centro, com a Missa Afro. Seguindo a programação, será realizada a “Balada da Virada”, às 23h, no Clube 28 de setembro.

Na sexta-feira (20), das 10h às 16h, na Praça da Matriz, estão programadas as apresentações de capoeira, Afoxé Omi Aladô, tambores africanos, grupo de maracatu Tambores de Inkice e a oficina de cultura Afrocêntrica. O encerramento será às 17h, com a Orquestra Municipal, no Polytheama. A Virada também contará com uma praça de alimentação repleta de comidas típicas africanas e afro-brasileiras.

Este ano, uma parceria entre a Cepppir e o Sesc enriqueceu a programação do evento.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/13/virada-negra-sesc-tera-debate-sobre-questao-racial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original