Virada Negra: Afoxé-Ibaô leva música e dança ao Sesc

Publicada em 17/11/2015 às 15:47

Enriquecendo ainda mais a programação do Sesc alusiva ao Dia da Consciência Negra, o grupo Afoxé-Ibaô traz para Jundiaí muito axé, cantigas e danças. O grupo se apresenta nesta terça-feira (17), às 18h30, na sala de convivência.

Com o apoio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Cepppir), o Sesc Jundiaí planejou uma programação especial com cultura, música e arte originárias da cultura negra. As atrações são gratuitas e abertas ao público.

Trazendo elementos percussivos do Ijexá, o Afoxé-Ibaô se manifesta com cantigas, danças, indumentárias, toques e ritualidade característica das formas de reverência às mitologias dos povos africanos.

MAIS VIRADA NEGRA
Missa Afro abre evento na quinta-feira (19)
Bumbo do Japi complementa programação do Sesc
Grupo ‘Tambores Africanos’ abrilhanta Virada Negra
Afoxé Omi Aladô vai agitar Virada Negra nesta sexta (20)
Encerramento vai ter concerto especial da Orquestra Municipal

Grupo traz um pouco da cultura africana ao Sesc Jundiaí

Grupo traz um pouco da cultura africana ao Sesc Jundiaí

O Afoxé-Ibaô Inã ati Omi foi fundado em 2009, em Campinas (SP), pelo Ogã David Rosa e Alessandra Gama, tendo como patronos os Orixás Xangô e Oxum. Os integrantes fazem parte da Comunidade de Terreiro de Mãe Iberecy, aberto a todas as pessoas que desejam vivenciar a tradição do afoxé, que representa o poder da palavra, a paz e a resistência cultural dos afrodescendentes de diversos povos africanos.

Alessandra Gama, cofundadora do Afoxé-Ibaô, destaca a importância de evento como a Virada Negra. “Ficamos muito honrados pelo convite para participar desse evento em Jundiaí. Temos uma ligação histórica que nos une enquanto cidades paulistas, assim como os desafios a serem enfrentados pelo passado colonialista e escravocrata. Nos manifestar artisticamente com nosso Afoxé durante o mês de novembro é também simbolizar uma das maiores referências de luta negra que temos, gritar por justiça social”, afirmou.

Virada Negra
O evento gratuito vai ter abertura oficial na quinta-feira (19), às 19h30, na igreja Nossa Senhora do Desterro, no Centro, com a Missa Afro. Seguindo a programação, será realizada a “Balada da Virada”, às 23h, no Clube 28 de setembro.

Na sexta-feira (20), das 10h às 16h, na Praça da Matriz, estão programadas as apresentações de capoeira, Afoxé Omi Aladô, tambores africanos, grupo de maracatu Tambores de Inkice e a oficina de cultura Afrocêntrica. O encerramento será às 17h, com a Orquestra Municipal, no Teatro Polytheama. A Virada também contará com uma praça de alimentação recheada de comidas típicas africanas e afro-brasileiras.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/17/virada-negra-afoxe-ibao-leva-musica-e-danca-ao-sesc/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original