Grupo ‘Tambores Africanos’ abrilhanta Virada Negra

Publicada em 16/11/2015 às 14:48

A Virada Negra 2015, realizada pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Cepppir), vai contar novamente com a apresentação dos Tambores Africanos nesta sexta-feira (20), na Praça da Matriz.

CONFIRA AS FOTOS DA VIRADA NEGRA 2014

O grupo de Tambores Africanos participa da Virada todo ano e vai trazer para o evento diversos ritmos, como o ijexá, barra vento, samba de cabula, congo de ouro, arrebate, alojá, além de cantigas africanas.

MAIS VIRADA NEGRA 2015
Sesc vai ter debate sobre questão racial
Missa Afro abre evento na quinta-feira (19)
Grupo ‘Tambores de Inkice’ leva maracatu ao evento

 Os atabaques complementam a apresentação dos Tambores Africanos

Os atabaques complementam a apresentação dos Tambores Africanos

Para Nelson da Silva, o Jamaica, bacharel em turismo e autor do projeto, é sempre um prazer participar da Virada Negra. “Esse tipo de iniciativa é muito importante. As pessoas interagem, cantam e dançam, e é muito bonito ver essa interação com a cultura afrobrasileira”, afirmou.

Aos domingos, das 9h às 12h, ocorre a Oficina de Ritmos Africanos no Jardim Botânico, com aulas de vários instrumentos africanos e capoeira. Segundo Jamaica, a oficina atrai um grande número de pessoas. “Vem gente de todas as cidades da região, e tenho até um aluno que mora em Los Angeles e tem uma escola de capoeira lá. Ele comparece às aulas quando vem a Jundiaí e compartilhamos muitas informações e cultura”, comentou.

Virada Negra
O evento gratuito vai ter abertura oficial nesta quinta-feira (19), às 19h30, na igreja Nossa Senhora do Desterro, no Centro, com a Missa Afro. Seguindo a programação, vai ser realizada a “Balada da Virada”, às 23h, no Clube 28 de setembro.

Nesta sexta-feira (20), das 10h às 16h, na Praça da Matriz, estão programadas apresentações de capoeira, Afoxé Omi Aladô, tambores africanos, grupo de maracatu ‘Tambores de Inkice’ e a oficina de cultura afrocêntrica. O encerramento vai ser às 17h com a Orquestra Municipal de Jundiaí no Polytheama. A Virada também contará com uma praça de alimentação repleta de comidas típicas africanas e afro-brasileiras.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/16/virada-negra-apresentacao-de-tambores-africanos-vai-abrilhantar-evento/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original