Grupo ‘Tambores de Inkice’ leva maracatu à Virada Negra

Publicada em 12/11/2015 às 17:53

O grupo de maracatu Tambores de Inkice vai ser uma das atrações da terceira edição da Virada Negra, resgatando as raízes dos ritmos afro. A apresentação vai ser na sexta-feira (20), na Praça da Governador Pedro de Toledo, a praça da Matriz. O evento é promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Cepppir), em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado na sexta-feira (20).

CONFIRA AS FOTOS DA VIRADA NEGRA 2014

O grupo, composto por 25 integrantes, vai se apresentar com um cortejo de maracatu de baque virado, no qual os batuqueiros, dançarinos e a corte do maracatu vão sair pelas ruas tocando e dançando. Idealizado e organizado pelo percussionista e arte-educador Kleber Moura em 2010, o Tambores de Inkice passou a manifestar-se cada vez mais após a realização de oficinas semanais, na época ministradas no Ateliê Casarão. Atualmente, elas ocorrem no Barracão Cultural Capoeira Idalina e no ateliê Paisagens do Quintal.

MAIS VIRADA NEGRA
Sesc incrementa programação na cidade
Missa Afro abre evento na quinta-feira (19)
Balada traz de volta a festa black San Remo
Orquestra Municipal faz concerto de encerramento

O grupo Tambores de Inkice vai agitar a Virada Negra com o maracatu

O grupo Tambores de Inkice vai agitar a Virada Negra com o maracatu

Para Kleber, a Virada é uma iniciativa que ajuda na luta contra diversas formas de preconceito e a favor do movimento social da população negra. “A Virada é uma iniciativa admirável por estimular e valorizar a cultura popular do povo negro aqui na cidade. Ficamos sempre honrados pela oportunidade de participar e levar o maracatu para as ruas nessa data tão importante”, afirmou.

Atualmente, o maracatu é reconhecido como um dos principais elementos rítmicos representantes da cultura afro-brasileira, sendo identificado como um dos folguedos africanos mais marcantes.

Virada Negra
O evento gratuito vai ter a abertura oficial na quinta-feira (19), às 19h30, na igreja Nossa Senhora do Desterro, no Centro, com a Missa Afro. Seguindo a programação, vai ser realizada a “Balada da Virada”, às 23h, no Clube 28 de setembro.

Na sexta-feira (20), das 10h às 16h, na Praça da Matriz, estão programadas as apresentações de capoeira, Afoxé Omi Aladô, tambores africanos, grupo de maracatu Tambores de Inkice e a oficina de cultura Afrocêntrica. O encerramento vai ser às 17h, com a Orquestra Municipal de Jundiaí, no Polytheama. A Virada também vai contar com uma praça de alimentação repleta de comidas típicas africanas e afro-brasileiras.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/12/grupo-tambores-de-inkice-leva-maracatu-a-virada-negra/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original