Virada Negra: Missa Afro abre evento na quinta-feira (19)

Publicada em 12/11/2015 às 15:34

Além de cultura, música e arte, a programação da terceira edição da Virada Negra de Jundiaí vai contar novamente com a Missa Afro, que une elementos africanos, como danças e tambores, à liturgia da Igreja Católica. A missa faz parte da abertura do evento, na quinta-feira (19), às 19h30, na igreja Nossa Senhora do Desterro, no Centro.

CONFIRA AS FOTOS DA VIRADA NEGRA 2014

A Virada Negra é realizada pela Prefeitura de Jundiaí e conta com organização da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Cepppir). Este ano, são esperadas pelo menos 400 pessoas na missa.

MAIS VIRADA NEGRA
Sesc vai ter debate sobre questão racial
Sesc incrementa programação na cidade
Balada traz de volta a festa black San Remo
Orquestra Municipal faz concerto de encerramento
Grupo ‘Tambores de Inkice’ leva maracatu ao Centro

Em 2014, missa reuniu mais de 300 pessoas

Em 2014, missa reuniu mais de 300 pessoas

A Missa Afro busca quebrar os preconceitos ao unir a arte e a cultura africana às religiões cristãs. Nesse ano, a missa vai ser um pouco diferente dos outros anos: uma junção da Missa dos Quilombos com elementos afro. Toda a musicalização da cerimônia vai ser feita pelo Coral do Clube 28 de Setembro, e a missa vai ser celebrada pelos padres Renilton e João Esteves.

Admilson Barbosa, o Taroba, já participou cantando na missa há dois anos e, neste ano, é o responsável por toda a parte musical. “O coral recebeu a notícia de que participaria da missa com boa expectativa, estamos bastante empolgados. Abordaremos todos os ritmos afro brasileiros, como ijexá, samba, barra vento, entre outros. Unir a tradição católica e os ritmos afro brasileiros é sempre um desafio, mas o resultado vai ser positivo”, destacou.

Para o assessor para Assuntos das Coordenadorias e integrante do Círculo Palmarino (entidade organizadora da cerimônia), Vanderlei Victorino, a Missa Afro é importante na luta contra a intolerância religiosa e tem quebrado tabus ao longo dos anos. “A missa reúne pessoas das mais diversas religiões, que vêm de várias cidades da região para participar. Ela é importante para mostrar que, independente da religião e da cor, estamos todos celebrando a vida”, afirmou.

Virada Negra
O evento gratuito vai ter abertura oficial na quinta-feira (19). Após a missa, vai ser realizada a “Balada da Virada”, às 23h, no Clube 28 de setembro.

Na sexta-feira (20), das 10h às 16h, na Praça da Matriz, estão programadas apresentações de capoeira, Afoxé Omi Aladô, tambores africanos, grupo de maracatu Tambores de Inkice e a oficina de cultura Afrocêntrica. O encerramento vai ser às 17h, com a Orquestra Municipal de Jundiaí, no Polytheama. A Virada também vai contar com uma praça de alimentação recheada de comidas típicas africanas e afro-brasileiras.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/12/virada-negra-missa-afro-abre-evento-na-quinta-feira-19/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original