‘Creche da Argos’ comemora 70 anos com emoção
Publicada em 18/11/2015 às 18:50Emoção, alegria e saudades marcaram nesta quarta-feira (18) a comemoração do aniversário de 70 anos do prédio onde funciona a escola municipal Professora Maria de Toledo Pontes, na Vila Arens. Ex-professores, ex-diretores, ex-funcionários e ex-alunos se encontraram com os atuais educadores, servidores e com as crianças que estudam no imóvel, tombado como patrimônio histórico de Jundiaí. O secretário de Educação, José Renato Polli, prestigiou o evento.
A creche da Argos, como até hoje é carinhosamente chamada, foi inaugurada no dia 17 de novembro de 1945, pelos donos da tecelagem Argos Industrial. A empresa era reconhecida pela assistência social prestada e, na época, o que mais chamava a atenção era a creche, onde filhos de funcionários recebiam as primeiras instruções primárias, moral, civil e religiosa, assistência médica e podiam brincar sob a orientação de professoras.
“Hoje, passados tantos anos, o prédio ainda tem crianças e continua sendo um espaço onde elas dão os primeiros passos dentro de uma instituição de ensino. É um grande prazer fazer parte de tudo isso, fazer parte dessa história, desse lugar. E, é por isso, que estamos recebendo pessoas que por aqui passaram para uma homenagem”, destacou a diretora da Emeb, Nanci Flauzino.
LEIA TAMBÉM
Guarda Municipal ressalta cidadania em projeto na escola
CMEJA realiza Semana de Atividades Científicas e Culturais
Entre os homenageados, estava o aposentado e ex-aluno Nelso Carlos Siqueira. Ele entrou na escola em 1949, aos cinco anos. Agora, quem estuda no espaço é o neto André, de 3 anos. “Eu aprendi a brincar, a ler e a escrever aqui. Meus pais trabalhavam na fábrica e eu estudei neste prédio até 1955. Tenho saudades. Isso era tudo para mim. Estou muito emocionado. Quero que um dia o meu neto também agradeça por ter tido momentos felizes nesta escola”, comentou com a voz embargada.
Para o secretário de Educação, que também é historiador, essa comemoração é importante para toda a cidade. Em 1991, a instituição passou a fazer parte da rede municipal de ensino. “Não se trata só do prédio, mas das pessoas, das equipes que passaram por aqui. Tudo isso é muito importante para o município. É com orgulho que compartilho esse momento.”
Apresentações
Além das homenagens, o evento contou com uma exposição de fotos e apresentação das crianças dos grupos de 3 anos e de um coral formado pelos funcionários especialmente para a ocasião. Atualmente, a Emeb conta com 108 alunos.
Junto com o secretário, prestigiaram a comemoração a diretora de Educação Infantil 2 da Secretaria de Educação, Isabel Cristina da Costa, a supervisora da unidade, Célia Cerqueira de Araújo, a diretora da Emeb Professor Francisco Lírio de Almeida, Luzia Antonio, e supervisoras da educação.
Roberta de Sá
Fotos: Paulo Grégio
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original