Guarda Municipal ressalta cidadania em projeto na escola

Publicada em 18/11/2015 às 16:19

Uma aula de cidadania encenada com muita emoção por alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Professor Pedro Clarismundo Fornari, no Rio Acima, coroou com sucesso o Projeto Relações Interpessoais de Mobilização Social, promovido pela Guarda Municipal por meio da Divisão Ronda Escolar.

A filosofia de conscientizar os adolescentes sobre a importância da interação e do papel do homem na sociedade começou a ser empregada em maio em sala de aula. Foram abordados assuntos relacionados aos fundamentos familiar, pessoal e social.

De acordo com o coordenador do projeto, o guarda municipal da Divisão Ronda Escolar, Cláudio Ribeiro da Mata, esta foi a terceira edição do projeto, que pela primeira vez foi realizado em uma escola municipal. Nas ocasiões anteriores, alunos de duas escolas estaduais, nos bairros Engordadouro e Vila Rio Branco, receberam a atividade.

LEIA TAMBÉM
‘Operação Papai Noel’ reforça segurança para o Natal
Canil da Guarda Municipal prepara substituição de cães
Guarda Municipal abre visitas para moradores da cidade
GM de Bragança elogia Centro de Monitoramento de Jundiaí

Teatro ressalta a gravidez é apresentada por alunos de escola no Rio Acima

Teatro ressalta a gravidez é apresentada por alunos de escola no Rio Acima

“Os resultados são fantásticos, acima da média. Primeiro, em sala de aula, durante estes nove meses, explicamos os conceitos para a resolução pacífica de conflitos em todos âmbitos, seja familiar, na escola e na vivência em grupo. Também focamos a dinâmica do papel social que cada um ocupa na sociedade”, conta Cláudio da Mata.

O coordenador do projeto elogia o envolvimento do setor diretivo da Emeb, dos professores e alunos em receber a Guarda Municipal e colaborar no desenvolvimento da atividade. “A participação foi muito positiva”, resume.

O subinspetor da Ronda Escolar, Paulo Munhoz, diz que os adolescentes participam de discussões de assuntos pontuais para a faixa etária. “São temas que necessitam acompanhamento das famílias e educadores. Nosso papel é ajudar, conscientizar estes jovens sobre a gravidez precoce, bullying na escola, a prevenção contra drogas, por exemplo. A ideia é prepará-los para que sejam futuros cidadãos respeitáveis”, explica Munhoz.

A diretora da Emeb, Marjorie Samira Ferreira, destaca que o projeto faz com que os alunos reflitam sobre os temas. “Há um envolvimento muito grande de todos, da Guarda, dos professores, que abrem espaço dentro de suas aulas para a discussão das apresentações e, principalmente, dos alunos que se responsabilizam por tudo que envolve o espetáculo. Eles fizeram tudo aqui hoje, dos textos das peças aos cenários”, comenta Marjorie.

“Tudo isso que envolve o projeto e que terminou com as peças apresentadas é um aprendizado para todos nós. Algo que vamos levar para a vida toda”, descreve a estudante Thays Ambrósio Tonoli, de 15 anos.

Ivan Lopes
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/18/guarda-municipal-ressalta-cidadania-em-projeto-na-escola/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original