Emoção marca homenagens aos 66 anos da GM de Jundiaí

Publicada em 24/11/2015 às 17:20

Uma manhã especial recheada de homenagens e pinceladas de emoção marcaram a homenagem à Guarda Municipal, que completou na manhã desta terça-feira (24) 66 anos de trabalhos prestados à segurança do patrimônio público e à população.

CONFIRA AS FOTOS DA SOLENIDADE

Com a Câmara Municipal, casa onde a guarda foi criada em 1949, lotada por autoridades públicas, militares, guardas municipais na ativa, aposentados e aspirantes em curso de capacitação, além de representantes da sociedade, o evento foi marcado por discursos inflamados de orgulho, que exaltavam os bravos serviços da “corporação sessentona”, atualmente referência do Estado e do País.

Hinos do Brasil, Jundiaí e da Guarda Municipal cantados com amor nos olhos foram os cartões de visitas da manhã festiva, um aperitivo do que estava por vir. Um dos momentos de maior emoção foi a entrega das medalhas Prefeito Vasco Antônio Venchiarutti a quatro guardas que se destacaram durante o ano, entre eles Baudry Lemos Belino, morto na quinta-feira (12) em tentativa de assalto.

MAIS GUARDA MUNICIPAL
‘Exame’ destaca eficiência do trabalho da GM de Jundiaí
Guarda municipal realiza sonho de lançar livro neste sábado (28)
Confraternização reúne corporação para celebrar 66 anos da GM

Prefeito Pedro Bigardi cumprimenta mãe do GM Baudry, que foi homenageado

Prefeito Pedro Bigardi cumprimenta mãe do GM Baudry, que foi homenageado

A mãe de Belino, Ederlita Lemes Belino, recebeu a medalha das mãos do prefeito Pedro Bigardi e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Margarete Geraldo Bigardi. Pouco mais de um minuto de silêncio envolvido de muita comoção. Mulher, filha e irmã do GM Baudry também estavam na Câmara.

Fernando Justino, da Divisão Florestal, Gilson Russo Genoíno, do Programa “Crack, É Possível Vencer”, desenvolvido em parceria com o governo federal, e Sandra Stefano, que trabalha na própria Câmara, foram os outros guardas homenageados.

O prefeito Pedro Bigardi destacou os relevantes serviços prestados pela Guarda Municipal, cumprimentou os aspirantes que passam pelo curso de capacitação e lembrou dos investimentos feitos para que a corporação se tornasse uma potência respeitada no Brasil inteiro.

Câmara Municipal recebe grande público na solenidade pelos 66 anos da GM

Câmara Municipal recebe grande público na solenidade pelos 66 anos da GM

“Nós todos temos algo em comum: somos servidores públicos pautados por valores, princípios de correção, ética e dedicação. Quero expressar meus agradecimentos a todos já fizeram parte desta família, aos que ainda fazem e aos que ainda farão, para cultivar estes valores em benefício da sociedade”, destaca o prefeito.

O presidente da Câmara, o vereador Marcelo Gastaldo, diz que se sente orgulhoso por ter a Guarda Municipal em Jundiaí. “Fazer parte desta comemoração me enche de orgulho, principalmente por saber o que a GM representa para a cidade. Muitos de nós já precisamos dos serviços destes homens e mulheres e sempre nos atenderam prontamente”, diz.

O comandante da GM, José Roberto Ferraz, destacou a colaboração do prefeito Pedro Bigardi para que a Guarda Municipal ganhasse corpo e respeito. Destacou a intenção de se chegar a um efetivo de 500 integrantes, do sistema de monitoramento de ponta e da redução dos índices de violência na cidade. “Graças à política de segurança adotada pelo prefeito Pedro Bigardi e todo seu apoio, com ações importantes de investimento e cooperação, chegamos a este patamar e vamos adiante, com a chegada de novos carros, viaturas e o reforço do efetivo no início do ano que vem. Só tenho que agradecer ao prefeito por tudo. Sinto-me realizado de fazer parte desta família”, comenta.

CONFIRA AS FOTOS DA SOLENIDADE

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, ressaltou o sistema de segurança pública integrada em que a GM está inserida ao lado das principais forças de segurança, como as polícias Federal, Civil, Militar, Rodoviária, Corpo de Bombeiros e Exército e também do poder público.

O prefeito Pedro Bigardi destacou os relevantes serviços prestados pela Guarda Municipal

O prefeito Pedro Bigardi destacou os relevantes serviços prestados pela Guarda Municipal

“Este é o modelo ideal de segurança, que coloca Jundiaí num patamar diferenciado em relação às outras cidades do Brasil. Temos hoje um plano de estratégico de ação em conjunto e o papel da GM é fundamental. Isso torna esta data muito especial”, explica Pires.

O subinspetor da corporação e líder da Divisão Florestal, Paulo Vicente Soares, falou sobre importância do trabalho de todos os GMs, cada qual em sua época. “Agradeço aos guardas municipais da geração passada, os precursores desta renomada instituição, e aos guardas de hoje por solidificarem a corporação. Desejo que as futuras gerações mantenham o que já foi conquistado e que tenham o compromisso de fazer com que a instituição acompanhe a evolução dos tempos”, finaliza.

Estiveram no ato os secretárias de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti; de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho; o secretário de Relações Institucionais, Liraucio Tarini Júnior; o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Felício Lo Monaco; o assessor especial do Gabinete Prefeito, Alan Piccolo; o coordenador do Procon, Adilton Garcia; a titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Marilza Campos; o diretor da Divisão de Trânsito, Thiers Costa Marques Neto; o Ouvidor Municipal, Eginaldo Honório; o secretário do Conselho de Segurança Pública e Cidadania e presidente da Comissão de Segurança da 33ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Leandro Ienne, os ex-comandantes da Guarda Municipal, Jovair Rodrigues da Silva e José Miguel Pinto de Camargo, e os vereadores Gerson Sartori; Marilena Negro; Rogério Ricardo da Silva; Eliezer Barbosa da Silva; Gustavo Martinelli; José Carlos Ferreira Dias; Márcio Petencostes de Sousa e Paulo Sérgio Martins.

Representaram as principais forças de segurança que atuam na cidade de Jundiaí o tenente-coronel do 49º Batalhão da Polícia Militar, Reinaldo Eliseu Giardano Gomes; a capitã do 11° Francine Coleman; o delegado titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Luís Carlos Duarte, e o sargento Anderson Arantes, do Corpo de Bombeiros.

Ivan Lopes
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/24/emocao-marca-homenagens-aos-66-anos-da-guarda-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original