Procon Jundiaí dá dicas para comprar durante a ‘Black Friday’

Publicada em 25/11/2015 às 13:19

Nessa época do ano sempre ocorre a tão aguardada Black Friday, que chegou com a proposta de oferecer diversos produtos com grandes descontos. Muitas lojas, físicas e online, aderem à Black Friday para atrair clientes, mas o consumidor deve tomar cuidado para não ser ludibriado.

Uma dica importante para compras, tanto em lojas físicas quanto na internet, é não comprar por impulso. Segundo o coordenador do Procon Jundiaí, Adilton Garcia, as pessoas acabam adquirindo produtos que não precisam por conta dos preços tentadores. “O consumidor se depara com os preços baixos dos produtos e fica tentado a comprar, mas deve tomar cuidado para não se endividar”, comentou.

Levando em conta que muitos estabelecimentos podem aumentar o preço dos produtos alguns dias antes da promoção e diminuir novamente no dia da Black Friday, Adilton sugere que o consumidor faça sempre uma pesquisa anterior de preço dos produtos que pretende comprar.

LEIA TAMBÉM
Procon participa de assinatura do pacto com Tribunal de Justiça
Procon Jundiaí tem Semana de Conciliação em parceria com banco

Para compras realizadas pela internet, o consumidor deve redobrar a atenção. É importante examinar a segurança do site, verificando se o endereço da página inicia com https e se há o cadeado de segurança na barra de endereço, além de averiguar as informações obrigatórias que todo e-commerce deve conter em local de fácil visualização, como: razão social, CNPJ, endereço da loja física e telefone para contato direto.

Adilton ressalta a importância de redobrar a atenção com as compras durante a Black Friday

Adilton ressalta a importância de redobrar a atenção com as compras durante a Black Friday

Adilton também ressalta que o boca a boca é muito importante. “Perguntar para amigos, conhecidos e familiares sobre sites em que eles já realizaram compras é uma boa forma de conhecer a confiabilidade”, afirmou. Outra maneira de verificar a procedência do e-commerce é acessando o site do Procon, que possui uma lista de mais de 400 sites não confiáveis.

Além disso, o consumidor deve conferir toda a política da empresa, ainda mais sobre prazos de entrega. “A demora na entrega de produtos comprados pela internet gera os maiores casos de reclamação”, completou Adilton. Também é importante imprimir e guardar as páginas de realização do pedido e efetuação da compra para eventuais consultas e necessidades.

Todos direitos do consumidor, como a garantia, política de troca, arrependimento da compra dentro de sete dias contados após a data de recebimento do produto – para compras feita pela internet – entre outros, continuam valendo normalmente durante a Black Friday.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/25/procon-jundiai-da-dicas-para-comprar-durante-a-black-friday/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original