Procon Jundiaí orienta consumidores para comprar no final de ano
Publicada em 30/11/2015 às 17:24No fim de ano, o consumidor enfrenta lojas, shoppings, supermercados e muitos outros tipos de estabelecimentos atrás de presentes. Por isso, o coordenador do Procon de Jundiaí, Adilton Garcia, deu algumas dicas e informações importantes que devem sempre orientar quem está em busca de produtos, tanto em lojas físicas quanto em e-commerce.
Independentemente da época do ano, o consumidor deve sempre pesquisar em diversas lojas para conhecer os melhores preços. Além disso, deve também se lembrar de conhecer a política de troca da empresa em que pretende adquirir algum produto.
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O prazo para solução do problema no caso de produtos com vícios ou defeitos é de 30 dias. Nestes casos, o cliente pode escolher pela devolução do valor pago, troca do produto ou abatimento. Fora dos casos de vício e defeito, a empresa não é obrigada a realizar a troca ou devolução do dinheiro, por isso é necessário atentar à política da empresa antes de comprar. Não há troca para peças íntimas.
“Ao comprar em lojas físicas, é importante que o consumidor manuseie o produto antes de adquirir, em busca de vícios aparentes, para não levar um produto que já esteja com defeito na loja”, alerta Adilton Garcia.
Vale lembrar também que a garantia legal para produtos duráveis – como geladeiras, relógios, roupas – é de 90 dias. Para produtos não-duráveis – como alimentos e bebidas – a garantia legal é de 30 dias. Além desse prazo, o próprio fornecedor pode oferecer a garantia contratual e também a garantia estendida, da qual o cliente pode desistir após 7 dias contados da assinatura do contrato.
E-commerce
Lojas online costumam conter muitas ofertas, às quais o consumidor precisa sempre estar atento, além de prazos de parcelamento, taxas de juros e prazos de entrega. Ao adquirir algum produto, o consumidor deve também imprimir todos os documentos, desde a página contendo a oferta, até o prazo de entrega, número do pedido e comprovante de pagamento.
Para compras em lojas online, o cliente tem o direito de desistir do produto, mesmo que sem motivo, dentro de 7 dias contados da entrega do produto ou assinatura do contrato, bastando fazer a comunicação à empresa o quanto antes. Neste caso, o cliente deve ser corrigido monetariamente. As garantias legal, contratual e estendida funcionam da mesma forma para lojas físicas e e-commerce.
O consumidor que decidir por fazer compras online deve atentar a algumas dicas de segurança, como a presença do cadeado de segurança na barra de endereços, e apenas digitar informações pessoais e de cartões se o endereço do site iniciar com https, além de averiguar as informações obrigatórias que todo e-commerce deve conter em local de fácil visualização, como: razão social, CNPJ, endereço da loja física e telefone para contato direto. Não é recomendado comprar em sites que não possuam essas informações.
Outra maneira de verificar a procedência do e-commerce é acessando a lista de mais de 400 sites não recomendados pelo Procon. Adilton ressalta que é importante sempre exigir a nota ou cupom fiscal e comprovante de aquisição do produto ou serviço, seja em lojas físicas ou em lojas online.
Caso enfrente algum problema, o consumidor pode procurar o Procon Jundiaí, na Rua Barão de Jundiaí, 153, das 8h às 16h para retirada de senha, munido de seus documentos pessoais e documentos referentes à demanda. Caso não seja o titular, o consumidor deve levar uma procuração – cujo modelo é fornecido pelo próprio Procon – e cópia do RG e CPF do titular.
Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Grégio
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